Frangos de Corte, Vacinação in ovo

Injeção in ovo – Desinfecção

Desinfecção

Se não houvesse uma forma eficaz, segura e barata de realizar a desinfecção no processo in ovo, ele não existiria. Essa é uma premissa que podemos assumir.

O sistema de injeção in ovo Embrex é exatamente assim. Caso não houvesse a desinfecção sistemática do conjunto perfurador-agulha a cada injeção, o arraste biológico entre um ovo e outro inviabilizaria o processo.

A cada injeção, o sistema dispensa em cada conjunto perfurador-agulha solução desinfetante em quantidade, concentração, volume e pressão adequados, de forma a manter essas partes móveis do sistema que tocam o ovo devidamente desinfectadas. Isso permite que as injeções se sucedam e que perfurador e agulha penetrem milhares de vezes nos ovos durante um dia inteiro de operação, sem comprometimento da qualidade microbiológica da produção.

Tamanha eficácia do processo permite que vacinadoras in ovo Embrex assumam papel de inoculadoras de vírus em fábricas de vacinas humanas, locais onde existe maior nível de biossegurança necessário, injetando centenas de milhares de ovos dia após dia, semanas e meses seguidamente.

O processo de desinfecção não se limita à operação, mas também traz benefícios no início e no fim de cada operação, quando ciclos de limpeza, utilizando diferentes soluções desinfetantes, percorrem os circuitos da vacinadora, mantendo sua total assepsia.

Para saber mais sobre esse processo de imunização, acessem um vídeo sobre as máquinas de vacinação in ovo da Zoetis em: https://www.youtube.com/watch?v=slafJdcWfBA.

Autores:

J. Fernando Truzzi e Edson Ploncoski Médicos-Veterinários | Biodevices – Aves