Frangos de Corte, Postura Comercial, Reprodutoras

Retrospectiva Painel da Avicultura: o que foi destaque no nosso blog em 2023 e que segue desafiando o setor

2023 foi um ano marcado pelo aumento da produção avícola no Brasil. Mas, antes de tudo, pelo crescimento da presença do nosso país na avicultura internacional e da evolução no cuidado com as aves para assegurar a qualidade sanitária dos produtos da granja à mesa.

Mas como ficar por dentro de tudo que acontece e encontrar o melhor caminho para melhorar a sanidade do seu plantel?

Essa é fácil! Acompanhando de perto o blog que reúne conteúdo técnico, panoramas e soluções em um só lugar: o Painel da Avicultura, da Zoetis.

Neste artigo veremos um compilado dos principais temas, eventos e inovações que compartilhamos com você, avicultor, veterinário, zootecnista e estudante, em 2023, começando pela prevenção da Escherichia coli. Em seguida, veremos algumas novas ferramentas e, finalmente você vai conferir o que realmente precisa fazer para ter um plantel protegido, com protocolos vacinais, medicamentos e relatos de campo.

Escherichia coli

Com foco em orientar o produtor, convidamos Eduardo Muniz, Gerente de Serviços Técnicos e Pesquisa Aplicada da Zoetis - Aves no Brasil, para compartilhar um paralelo entre os ovos de ninho e de cama, incluindo medidas de manejo para diminuir o risco de contaminação pela bactéria Escherichia coli. Entenda mais sobre o tema. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Teste de sensibilidade a anticoccidianos

A Dra. Beatriz Silva Santos, médica-veterinária e Serviços Técnicos na BU de aves da Zoetis Brasil, compartilha a importância de se realizar o teste para auxiliar na escolha dos programas e identificar o grau de resistência dos diferentes anticoccidianos disponíveis no mercado. O artigo destaca também a AST, ferramenta científica da Zoetis, além de estudos desenvolvidos pelo nosso time. Clique aqui e confira o conteúdo completo.

Controle da Salmonella

A salmonella é uma das maiores preocupações da indústria avícola por ocasionarem riscos relacionados à saúde pública. Conhecer esse agente detalhadamente é fundamental para realizar o controle. Com base nisso, preparamos uma série de conteúdos voltados para esse tema:

  1. No primeiro artigo, Josias Rodrigo Vogt, Assistente Técnico na BU de aves da Zoetis Brasil, compartilha o estudo de campo publicado pela Zoetis na Conferência Facta 2023 sobre o uso de vacinas vivas e inativadas para controle de salmonella. Clique aqui e confira.

  2. No segundo post da série, convidamos a médica-veterinária, MSc. Joice Aparecida Leão, proprietária do Integralab, em Cascavel – PR, para uma revisão de conceitos relacionados a classificação e nomenclatura desse importante agente patogênico para a avicultura. Clique aqui e desfrute dessa aula.

  3. No terceiro e último conteúdo da série Salmonella, Josias Rodrigo Vogt, Assistente Técnico na BU de aves da Zoetis Brasil, traz ferramentas que são úteis no controle de salmonella dos plantéis avícolas, além de abordar um estudo de campo publicado recentemente (Fulnechek, 2022) e conduzido nos Estados Unidos. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Rotação dos anticoccidianos

Convidamos Wamberto Campaner, zootecnista e Gerente das Fábricas de Ração da Mauricea Alimentos, para dividir sua experiência sobre essa questão tão importante para o setor em um relato de campo. Confira e tire suas dúvidas. Para acessar o conteúdo, clique aqui.

Poulvac® Procerta ® HVT-ND + Poulvac® Magniplex

Como demonstrar, na prática, que a proteção mais precoce gera melhores resultados? Com estudos de campo, certo? Foi o que o nosso time técnico fez, comparando um programa contendo as vacinas Procerta HVT-ND + Poulvac Magniplex, frente a indicações semelhantes com soluções de outros laboratórios.

E para compartilhar os resultados, Antônio Neto, médico-veterinário e Serviços Técnicos na Unidade de Aves da Zoetis, preparou um conteúdo em duas partes:

Parte 1: Estudos de campo demonstram na prática que a proteção mais precoce gera melhores resultados - Parte 1: Clique aqui

Parte 2: Estudos de campo demonstram na prática que a proteção mais precoce gera melhores resultados - Parte 2

Então, tudo pronto para ampliar a proteção do seu plantel em 2024?

Como pudemos ver, todas as melhores estratégias se concentram em melhorar a prevenção, com boas tomadas de decisões e ferramentas que possam antecipar o cuidado, como nova geração de máquinas para vacinação in ovo Embrex, apresentada em um artigo em no nosso blog por Thiago Rodrigues, Supervisor de área de Biodevices na BU de Aves da Zoetis. Clique aqui e confira.

Conheça nossas soluções de prevenção da colibacilose e salmonelose por meio das nossas vacinas.

POULVAC® E COLI: https://www.zoetis.com.br/pesquisa-de-produtos/produtos/poulvac-e-coli.aspx

POULVAC® ST: https://www.zoetis.com.br/especies/aves/poulvac-st.aspx

Autor: Eduardo Muniz – Gerente de Serviços Técnicos e Pesquisa Aplicada de Aves da Zoetis

 

Eduardo Muniz

Eduardo Muniz

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!