Biosseguridade, Doenças Imunossupressoras, Frangos de Corte, Gumboro, Postura Comercial, Reprodutoras

A Doença de Gumboro e a evolução das vacinas para seu controle e prevenção

A doença de Gumboro, também conhecida como doença infecciosa da bursa (DIB), é uma doença viral aguda altamente contagiosa que acomete galinhas. Possui esse nome por conta da região onde foi evidenciado o primeiro relato de surto, na comunidade de Gumboro, no estado de Delaware-EUA. 

 

 

As aves acometidas apresentavam quadros de depressão, anorexia, diarreia mucoide, além de uma alta morbidade e mortalidade. As figuras abaixo ilustram a sintomatologia clássica dessa doença:

 

 

Surtos severos de Gumboro foram observados nas décadas de 1990 e 2000 no Brasil, além de outros países da América Latina.

Os erros no processo de vacinação a campo foram mais um empecilho superado com o surgimento e uso de vacinas de aplicação no incubatório.

Os gráficos abaixo demonstram porque se fez necessário o desenvolvimento de vacinas mais tecnológicas.

Observa-se que a suscetibilidade à vacinação dos lotes é inversamente proporcional à quantidade de anticorpos maternos circulantes. A menor quantidade de títulos de anticorpos no organismo do animal possibilita a chegada do vírus vacinal de vacinas convencionais à bursa.

 

 

Todo esse cenário pode ser contornado com o uso de vacinas do tipo imunocomplexo (complexo antígeno-anticorpo) ou vetorizadas (recombinantes), principais imunizantes disponíveis para a doença de Gumboro.

As novas tecnologias têm sido eficazes na proteção dos plantéis de aves, e cabe aos sanitaristas e decisores conhecer o desafio presente, mecanismo de ação das ferramentas disponíveis e optar por aquela que melhor se encaixa na sua realidade.

 

CTA: Conheça nossas soluções de prevenção da doença de Gumboro:

POULVAC® MATERNAVAC IBD-REO
https://www.zoetis.com.br/pesquisa-de-produtos/produtos/poulvac-maternavac-ibd-reo.aspx

POULVAC® MAGNIPLEX
https://www.zoetis.com.br/pesquisa-de-produtos/produtos/poulvac-magniplex.aspx

POULVAC® BURSA F
https://www.zoetis.com.br/pesquisa-de-produtos/produtos/poulvac-bursa-f.aspx

Autor:

Antônio NetoM.V Serviços Técnicos  | Zoetis – Aves

Antonio Neto

Antônio neto

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!