Frangos de Corte, Outras doenças

Problemas respiratórios em avicultura na atualidade: se faz urgente retirarmos o “Bode na Sala”

A expressão “Bode na sala” nos remete à parábola chinesa de um lavrador que tinha muitos problemas na sua casa: reclamações constantes da esposa e filhos. Então ele teve uma brilhante ideia de colocar um bode morando na sua sala. Todos começaram a reclamar do bode e não mais dele. Problema resolvido? Acredito que não, pois continuam lá e as reclamações são “mascaradas” por algo mais ruidoso.

Invertendo um pouco essa perspectiva, em relação ao que encontramos no último ano no campo, nos casos de problemas respiratórios deveremos sim tirar o “bode da sala” para conseguirmos nos focar realmente no que interessa.

Em relação ao aumento da queixa de sintomatologias respiratórias, nosso “bode” nada mais é do que a gama de doenças imunossupressoras. Nos anos de 2020/2021, um aumento de casos subclínicos de doença de Gumboro (G15), anemia infecciosa das galinhas, adenovirose e micotoxicoses foram verificados no exame histopatológico e confirmados por PCR.

Então, para nos focarmos no que realmente interessa, condenações por aerossaculites, bronquite infecciosa aviária com novas variantes de campo, laringotraqueíte das galinhas e tantos outros, precisamos antes de tudo verificar se nosso plantel está com uma eficiente cobertura vacinal e controle de micotoxinas.

O histopatológico nos dará um norte em relação a isso. Através desse exame poderemos monitorar os escores vacinais, no caso de Doença de Gumboro, se há lesão compatível com anemia infecciosa, micotoxinas e Adenovirus tipo 1 (FadV-A1).

Adenovirus Adenovirus 1 (FadaV-A1) – Fígado – HE- 40x – Fc – 12 dias – Corpúsculos de Inclusão intranucleares basofilicos e eosinofílicos.

Para um bom diagnóstico diferencial, se faz necessária uma coleta adequada. Assim, para contemplar todas as principais doenças imunossupressoras deve-se remeter ao laboratório, em formalina a 10%, os seguintes órgãos: bursa de Fabrício, timo, baço, moela, PV e alça duodenal com pâncreas.

A partir dos resultados, poderemos tirar da equação a imunossupressão e nos focar realmente no que interessa, as doenças respiratórias.

Autor:

Dra. Rosecler Alves Pereira – RoseVetBr Patologia Veterinária

Rosecler Alves Pereira

Rosecler Alves Pereira

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!