Cães, Gatos, Imunização

Saiba tudo sobre o crescimento da população pet no Brasil

Você sabia que os gatos podem superar o número de cães como animais de estimação no Brasil até 2022? De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Pet Brasil (IPB) a criação de felinos teve alta de 8,1% entre 2013 e 2018. Enquanto os cachorros, ainda mais populosos, apresentam uma alta de apenas 3,8% nos lares brasileiros.

Crescimento das populações de pet no Brasil

PET 2018 Aumento entre
2013 e 2018
Cães 54,2 milhões 3,8%
Aves 39,8 milhões 5%
Gatos 23,9 milhões 8,1%
Peixes 19,1 milhões 6,1%
Répteis e pequenos mamiferos 2,3 milhões 5,7%

                                                                                                                   Fonte: Instituto Pet Brasil

Stephanie Caroline Botelho, médica veterinária especializada em felinos de Belo Horizonte, defende a tese, com base em pesquisas e estudos, que os bichanos irão se tornar o novo “melhor amigo do homem” em até cinco anos. Para a veterinária, esse crescimento dos felinos como preferência de animal de estimação se justifica porque criar um gato tem vantagens únicas, como: praticidade e o custo-benefício.

Os bichanos são mais independentes e se adaptam melhores sozinhos. Essa independência pode ser extremamente propícia para tutores que trabalham muito tempo fora de casa e tem uma vida agitada. A independência é uma característica da própria espécie dos gatos. Mas, esse comportamento não indica falta de carinho e amor pelo tutor.

Um estudo feito na Escola de Ciências da Vida da Universidade de Lincoln (Reino Unido) afirmou que os bichanos não necessitam dos seus donos para se sentirem protegidos, porém sentem ansiedade quando são separados por um período muito longo.

Além disso, os gatos são extremamente higiênicos e possuem óleos naturais que protegem a pele, então, não é recomendado lavar os felinos sempre. Dessa forma, um custo a menos para o bolso do tutor.

Apesar da imagem popular que o gato tem de ser pouco amigo do dono, isso não é verdade. Eles possuem temperamento forte e também são fiéis como os cães, o que muda é a forma de demostrar o afeto.

Qual é a sua opinião sobre Cães X Gatos como animais de estimação?

Compartilhe esse artigo com os seus amigos profissionais veterinários!

LinkedIn Twitter Facebook Email


Saiba onde encontrar nossas vacinas:

adm-sac@zoetis.com
SAC ZOETIS: 0800 011 1919

Referências do artigo acima:

http://bit.ly/GloboGatoseCaes1

http://bit.ly/IGGatoseCães1

http://bit.ly/IGGatoseCaes2

Clique aqui para conferir outros artigos exclusivos da nossa Biblioteca