Cães, Gatos, Imunização

Protocolos de Saúde na Pediatria

Médico-veterinário acompanhado por um cão e um gato

O período de vacinação de um filhote de cão ou gato é, provavelmente, aquele em que o animal mais frequentemente retorna às clínicas ou consultórios veterinários. Os tutores estão ansiosos e preocupados para que seus pets possam viver vidas longas, saudáveis e felizes e, para isso, precisam muito das orientações veterinárias. É, portanto, uma excelente oportunidade para que os médicos-veterinários criem vínculos duradouros com seus clientes e pacientes através de orientações atentas e precisas de como cuidar do “novo membro da família”.

A definição clara de quais cuidados deverão ser tomados e quando é muito importante sobretudo quando estamos falando de clínicas ou hospitais em que trabalhem diversos profissionais. Quais vacinas serão indicadas? Quando? É importante combater ectoparasitas? É necessária a prevenção do verme do coração? Castrar é uma boa ideia? Quando meu filhote poderá passear na rua? Todas estas perguntas passam na cabeça dos tutores e temos que ter respostas alinhadas para cada uma delas dentro da empresa. Afinal, se o veterinário que fez a primeira dose da vacina diz uma coisa e o que fez a segunda diz outra,em quem o tutor deve acreditar e confiar? Se um profissional não faz indicação de prevenção do verme do coração e, depois, outro, na mesma clínica, diz que isso é fundamental, o que o tutor pensará? Que o primeiro foi negligente e o segundo cuidadoso ou que o primeiro fora correto e o segundo estava “empurrando” algo desnecessário? O que quer que o cliente pense, a empresa sairá perdendo, a confiança será abalada e aquele período mágico para estreitar a relação com o cliente estará perdido.

Para que a do time veterinário de uma empresa seja correta é necessário estabelecer protocolos. O protocolo de saúde na pediatria é, portanto, fundamental pois, em linhas gerais, definirá uma estratégia de trabalho a ser seguida por todos em um momento tão importante da vida de nossos pacientes. O que indicamos, quando indicamos e como indicamos precisa estar claro para todos. Profissionais e tutores. E como estabelecer os protocolos? Essa é uma questão delicada e que requer muita atenção. Muitas vezes o veterinário proprietário da clínica simplesmente estabelece um protocolo e apresenta aos demais colegas dizendo que é isso que todos devem seguir. Isso não funciona!! O protocolo não pode ser imposto, ele precisa ser escrito e estabelecido à várias mãos. Uma reunião com todos ou, pelo menos, os principais veterinários para a determinação do protocolo de saúde na pediatria em cada clínica ou hospital é um grande passo para criar um padrão de bom atendimento em que todos estão de acordo e, portanto, confortáveis em seguir.

Médico-veterinário segurando um cão

Renato Costa MV, MSc,

Mestre em Clínica Médica de Pequenos Animais pela UFRRJ, 2002.

Diretor Clínico da Animália Clínica Veterinária desde 1993.

Diretor Técnico da ABHV - Associação Brasileira de Hospitais Veterinários.

Diretor Regional do Pet Care S/A.