Cães, Imunização

Vacina parenteral, oral, intranasal... Como e quando utilizá-las?

Como vimos no último texto, A Zoetis lançou a Vanguard B Oral, primeira vacina oral para cães no Brasil. Com essa novidade, a Zoetis tem em seu portfolio a partir de agora três tipos de vacinas, oferecendo ao médico-veterinário, tutor e cão diversas formas de imunização contra a Doença Respiratória Infecciosa Canina (DRIC), atendendo às particularidades de cada um envolvido no processo. Nesse texto, vamos abordar como e quando utilizar cada uma das vacinas, pois elas não são excludentes entre si dentro de uma mesma clínica veterinária.

Vacina parenteral: BronchiGuard

A BronchiGuard é a vacina mais vendida no Brasil visando a imunização para Bordetella bronchiseptica. A aplicação por via subcutânea é bem conhecida do médico-veterinário, tornando-se dessa forma uma vacina de fácil aplicação. Gera principalmente imunidade sistêmica, com predominância de anticorpos do tipo IgG. Como essa vacina possui apenas extratos antigênicos da Bordetella bronchiseptica, é uma vacina sem adjuvantes (apesar de inativada), o que leva a menor chance de reações adversas. Pode ser utilizada na primovacinação, cujo protocolo sempre será de duas doses, com intervalo de 14 a 28 dias entre elas, e o animal é considerado protegido 21 dias após a última dose; pode ser utilizada nos reforços anuais com uma única dose, mesmo que a primovacinação tenha sido realizada com Vanguard B Oral ou Bronchi-Shield III, desde que não haja atrasos na revacinação anual. Também se faz uma ótima opção para vacinação de animais adultos agressivos, sendo uma forma mais segura ao médico-veterinário de manipular esse tipo de paciente.

Vacina intranasal: Bronchi-Shield III

A Bronchi-Shield III é uma vacina trivalente, ou seja, protege contra três patógenos potenciais causadores da DRIC: Bordetella bronchiseptica, adenovírus canino do tipo 2 e vírus da parainfluenza canina. Sua principal função é gerar imunidade local através de formação de anticorpos principalmente do tipo IgA. É uma vacina viva atenuada e sem adjuvantes, capaz de elicitar resposta imune em dose única, desde que utilizada em cães a partir de 8 semanas de vida. O animal, após a administração da vacina, estará protegido após 3 a 5 dias, o que faz com que essa vacina seja uma excelente opção para animais que terão desafio provável num curto espaço de tempo, como por exemplo uma viagem inesperada ou até mesmo visita à hotéis e creches, onde terão contato com outros animais. Pode também ser utilizada nos reforços anuais, sempre em dose única. A vacina conta com aplicadores exclusivos, para facilitar a administração.

Vacina oral: Vanguard B Oral

A Vanguard B Oral é uma nova forma de prevenção à Bordetella bronchiseptica. É uma vacina monovalente, viva atenuada e por isso sem adjuvantes, para ser utilizada em dose única em cães a partir de 8 semanas de vida. A principal forma de proteção ao cão acontece por meio de uma resposta local, mediada principalmente por IgA, que se dá após 21 dias da administração. Os reforços também devem ser anuais, em dose única. A administração oral é facilmente aceita pelos cães, e deve ser feita no saco da bochecha, mais ao fundo da boca, para que o animal engula imediatamente. Conta com uma forma exclusiva de diluição e aplicação: seu diluente vem no aplicador, o qual deve ser utilizado tanto para inserir o diluente no frasco com o liofilizado, onde está o antígeno, quanto para recolher essa mistura e administrar diretamente à boca do cão; geramos dessa forma, menos resíduos, já que não há a necessidade de uso de agulhas e seringas.

Enfim, podemos observar que a Zoetis conta com opções que atendem a todos os médicos-veterinários, tutores e pacientes. Nesse quadro abaixo, podemos conferir um resumo das opções disponíveis e quando utilizá-las:

Vacina Bronchi-Shield III BronchiGuard Vanguard B Oral
Primovacinação · · ·
Risco de exposição iminente ·
Reforços anuais · · ·
Facilidade de aplicação · ·
Animais agressivos ·

E aqui, conferimos as principais características de cada uma das vacinas:

Vacina Tipo Via Adjuvante Bordetella CAV-2 CPIV Imunidade principal Doses Início de imunidade Idade mínima
BronchiGuard inativada SC não · sistêmica 2 21 dias após 2ª dose 8 semanas
Bronchi-Shield III atenuada IN não · · · mucosa 1 3 a 5 dias 8 semanas
Vanguard B Oral atenuada oral não · mucosa 1 21 dias após dose única 8 semanas

SC – subcutânea; IN – intranasal
CAV-2 – adenovírus canino do tipo 2
CPIV – vírus da parainfluenza canina