Cães, Imunização

Giardíase/Giardiose - Profilaxia

Cão sendo examinado

A profilaxia é baseada no diagnóstico e tratamento das fontes de infecção, oferta de fonte de água segura (filtrada, fervida, mineral de envase comercial) e manejo higiênico sanitário.

Nem todos os filtros conseguem reter Giardia. Filtros simples, como filtros de vela (barro) são ineficazes.

O ambiente deve ser tratado frente a remoção das fezes e higienização com água e sabão, para a remoção de toda a matéria orgânica. Após secagem da superfície, procede-se à aplicação de desinfetantes fenólicos ou amoniacais, deixando-os agir por 30 minutos. Vassouras de fogo e água fervente também são efetivos.

A imunoprofilaxia (vacinação) é uma arma importante nesse sentido. A vacina, preparada com extrato de trofozoítos, estimula a secreção de IgA e IgG pelo intestino, proporcionando menor adesividade dos trofozoítos à parede, e menor viabilidade dos mesmos. A vacina não impede a eliminação de cistos, contudo os cistos eliminados por animais vacinados não são infectantes.

Animais vacinados apresentam sintomas mais brandos ou infecções inaparentes, além de eliminarem muito menos cistos e por um espaço de tempo muito menor. Eis o grande objetivo da vacina, diminuir a contaminação ambiental e, dessa forma, a transmissão entre indivíduos (da mesma espécie ou de espécies diferentes).

A primovacinação contra Giardia é realizada nos primeiros meses de vida, em duas doses com intervalo de 21 dias, que podem ser administradas simultaneamente com as vacinas polivalentes.

Animais sob esquema de vacinação NÃO DEVEM SER EXPOSTOS A AMBIENTES POTENCIALMENTE DESAFIADORES, antes de 2 semanas a partir da última dose. Isso pode comprometer o bom efeito vacinal.



Maria Alessandra Martins del Barrio

Maria Alessandra Martins del Barrio

Conhecida nacionalmente como Mallet, é graduada, tem residência e é mestra pela FMVZ/USP.

É professora das disciplinas de Patologia Clínica e Doenças de Pequenos Animais na Faculdade de Medicina Veterinária da PUC – Poços de Caldas / MG, além de cursos de especialização em Medicina Interna de Pequenos Animais e Medicina Felina.

É também autora de capítulos de livros de Medicina Interna de Pequenos Animais, Medicina Felina, Infectologia, Nefrologia e Parasitologia.