Cães, Imunização

Giardíase/Giardiose e o Homem

Homem abraçado com cão

Desde 1979, a Giardiose é considerada zoonose pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido à baixa especificidade parasita-hospedeiro da Giardia ssp.

Estudos moleculares já identificaram pelo menos 7 biotipos diferentes de Giardia duodenalis, com potencial para infectar diferentes espécies.

Para os animais de companhia, ressaltam-se os biotipos A, B, C, D e F, que infectam o cão e/ou gato, e principalmente A e B, que também podem infectar o homem, inserindo-se nesse contexto zoonótico.

BIOTIPO

HOSPEDEIROS

A

Homem, cão, gato, bovino, suíno, cobaia, gorila, foca

B

Homem, cão, gato, bovino e outros mamíferos

C, D

Cão, gato, coiote, lobo, camundongo

E

Bovino, ovino, caprino, alpaca, suíno

F

Gato

G

Rato doméstico

Alguns autores acreditam que a infecção para o homem seja pouco provável. No entanto, indivíduos imunossuprimidos, principalmente por HIV, apresentam altas taxas de diarreia parasitaria por Giardia, podendo apresentar enfermidade grave, bem como as crianças, com menos de 4 anos de idade e os idosos.

Doenças alérgicas e imunomediadas tem sido associada à Giardíase, no homem, tais como asma, intolerâncias alimentares, hipersensibilidade alimentar e atopia. A doença gástrica linfoplasmocitária tem Giardia como seu principal agente causal, e pode evoluir para neoplasia de estômago.

A Giardiose é denominada Diarréia dos Viajantes. Mochileiros, escoteiros e acampistas comumente apresentam surtos de enterite por Giardia sp devido à sua exposição a fontes de água contaminadas.



Maria Alessandra Martins del Barrio

Maria Alessandra Martins del Barrio

Conhecida nacionalmente como Mallet, é graduada, tem residência e é mestra pela FMVZ/USP.

É professora das disciplinas de Patologia Clínica e Doenças de Pequenos Animais na Faculdade de Medicina Veterinária da PUC – Poços de Caldas / MG, além de cursos de especialização em Medicina Interna de Pequenos Animais e Medicina Felina.

É também autora de capítulos de livros de Medicina Interna de Pequenos Animais, Medicina Felina, Infectologia, Nefrologia e Parasitologia.