Cães, Imunização

Esclarecendo os objetivos da vacinação

A vacinação é uma medida de extrema importância para prevenção de doenças infecciosas em seres humanos e animais desde o século XVIII, quando o médico e naturalista britânico Edward Jenner realizou seus primeiros experimentos para a prevenção da varíola.

De lá para cá, houve um enorme progresso no processo de fabricação das vacinas, resultando em produtos cada vez mais eficazes e seguros. Contudo, na visão de muitos tutores de cães e gatos, o entendimento é de que todas as vacinas sempre produzem o mesmo grau de proteção.

Tal percepção, compreensível porém equivocada, leva à necessidade de entender os objetivos esperados para cada uma das vacinas, a fim de que os tutores estejam sempre atualizados e potenciais reclamações de falta de eficácia sejam contornadas com mais facilidade.

Entendendo os diferentes graus de proteção

Existem diferentes graus de proteção vacinal (Tabela 1). O grau máximo corresponde à chamada imunidade estéril. Vacinas que induzem a este nível de proteção impedem que um agente invasor (vírus ou bactéria) infecte o animal quando ele sofre uma exposição durante o período esperado de duração de imunidade. Vacinas contra parvovirose, cinomose, hepatite infecciosa (cães), panleucopenia (gatos) e raiva (cães e gatos) são exemplos de produtos que geram imunidade estéril.

Os demais níveis de proteção são classificados como modalidades de imunidade não estéril, na qual existe a infecção após um desafio. As vacinas contra leptospirose, por exemplo geralmente previnem o aparecimento da doença. Isso significa que um animal vacinado pode até se infectar após um desafio, porém não haverá quadro clínico de doença.

Muitas vacinas funcionam como auxiliares na prevenção ou controle de doenças. A diferença entre auxiliar na prevenção e auxiliar no controle é sutil. Auxiliar na prevenção significa que a vacina previne a doença de forma significativa, mas de maneira inferior aos produtos que previnem a doença. Auxiliar no controle implica que a vacina alivia a gravidade, reduz a duração ou atrasa o início da doença.

Reivindicações dos fabricantes para eficácia e segurança das vacinas*

Prevenção da infecção (imunidade estéril)
Impede a colonização ou replicação do microrganismo em um animal vacinado
Prevenção da doença
Alta efetividade na prevenção da doença clínica em animais vacinados
Auxílio na prevenção da doença
Previne a doença de forma significativa, mas de maneira inferior aos produtos que previnem a doença
Auxílio no controle da doença
Alivia a gravidade da doença, reduz a duração da doença ou retarda o início da doença.
Outros
Reduz a excreção de um patógeno após o desafio, previne um sintoma específico associado à doença ou previne a mortalidade devido à infecção por um patógeno específico.

*Adaptado de Greene e Levy, 2012 (ref. 1).


É importante conscientizar os tutores de cães e gatos sobre os objetivos esperados para cada uma das vacinas aplicadas. Essa prática traz mais clareza de comunicação, o que contribui para gerenciar as expectativas dos tutores e manejar potenciais problemas ocorridos após a vacinação.

Atenção: O conteúdo deste site é destinado exclusivamente a médicos-veterinários, profissionais qualificados para avaliar e atestar a saúde de cães e gatos durante o processo de imunização. Se você não é um médico-veterinário, procure as informações com o profissional de sua confiança.

Confira o estudo completo e as referências bibliográficas no link clique aqui

Compartilhe esse artigo com os seus amigos profissionais veterinários:

LinkedIn Twitter Facebook Email


Saiba onde encontrar nossas vacinas:

adm-sac@zoetis.com
SAC ZOETIS: 0800 011 1919

Clique aqui para conferir outros artigos exclusivos.