Cães, Gatos, Imunização

AUMENTANDO O TICKET MÉDIO DA CLÍNICA

Felino em foco, com médico veterinário ao fundo.

Você já percebeu que, quando você pede um sanduiche ou uma batata-frita em uma lanchonete, o atendente sempre pergunta algo como: “vai um milk-shake para acompanhar?”. Ou que, quando solicita a conta depois do almoço, o garçom simpático pergunta “uma sobremesa para adoçar o dia?”. Já notou também que, na maioria das vezes, aceitamos estas sugestões? Pois o que estes funcionários bem treinados estão fazendo é transformar uma oportunidade em venda. Ao sugerir um determinado produto eles criam o desejo de consumo e o realizam elevando o ticket médio e aumentando o faturamento total da empresa. E o que seria ticket médio?

Ticket médio é um indicador de desempenho das vendas de qualquer empresa, seja ela uma farmácia, uma peixaria ou uma clínica veterinária. Ele representa o valor monetário total das vendas dividido pelo número de vendas realizadas. Vamos a um exemplo prático. Uma loja de roupas que vendeu uma camisa de R$ 50,00, depois uma saia de R$ 90,00 e, ao final do dia, uma calça jeans por R$ 100,00 totalizou R$ 240,00 em três vendas e, seu ticket médio, portanto, foi de R$ 80,00 (R$ 240,00/3).

Agora que já sabemos o que é o ticket médio fica fácil compreender o que fazem os garçons, atendentes de lanchonetes e demais funcionários bem treinados para elevar o ticket médio das empresas. Eles aumentam o valor de cada venda agregando novos produtos a compra que já estava sendo feita. Por isso o atendente sugere o milk-shake para acompanhar o sanduiche e, o garçom, indica a sobremesa após o almoço. No nosso exemplo da loja de roupas, o vendedor poderia, por exemplo, sugerir um par de meias a R$ 20,00 em cada uma das três vendas realizadas. Com isso, se tivesse êxito em todas elas, elevaria o total de vendas do dia para R$ 300,00 e o ticket médio para R$ 100,00.

E como isso poderia ser feito na medicina veterinária? Como aumentar o ticket médio de uma consulta ou de uma vacinação por exemplo? Fácil, muito fácil e, o que é melhor, fazendo o bem a quem precisa e quer. Imagine, por exemplo, um cliente que chegue à uma clínica querendo que seja aplicada em seu pet somente a vacina contra raiva. O veterinário pode simplesmente aplica-la ou perguntar algo como “vai uma vacina de traqueobronquite para acompanhar?” ou “uma prevenção de verme do coração para sobremesa?”. Brincadeiras à parte, claro, o veterinário que ofereça outros serviços estará agregando serviços, aumentando o ticket médio mas, sobretudo, oferecendo mais saúde aos seus pacientes e satisfação a seus clientes.

Tutores são leigos e, como tal, desconhecem a grande maioria das boas práticas que podem ser instituídas para seus animais. O médico veterinário é o profissional qualificado e detentor de todas as informações que podem fazer com que a vida de seus pacientes se aproxime ao máximo do que desejam seus clientes: saúde, bem-estar e longevidade de seus amados pets. Para que todo o conhecimento se transforme em ações concretas o veterinário precisa informar, orientar e esclarecer sempre aos tutores tudo o que pode ser feito de melhor para seus animais. Não apenas realizar aquilo que eles “pedem”.

Se, por exemplo, um paciente chega à clínica com otite, além de examinar os ouvidos e prescrever a medicação adequada o veterinário pode e deve avaliar o animal como um todo e, eventualmente, notar que ele está com pulgas e, assim, agregar o serviço de combate aos ectoparasitas elevando o ticket médio e, claro, trazendo conforto e saúde ao paciente e satisfação ao cliente. Da mesma forma se, eventualmente, um paciente chegar à clínica claudicando, após o exame clínico e radiográfico, constatando-se que não há fratura, o veterinário pode aplicar um analgésico no consultório. São inúmeras as oportunidades de fazer o bem, de forma ética e, também, elevar o ticket médio da clínica o que impactará, claro, em aumento da receita da empresa.

A tradicional visita anual dos animais ao veterinário para vacinação é, portanto, um momento muito oportuno para, além da prevenção de doenças através da vacinação, entregar aos clientes e pacientes diversos outros serviços que lhes serão muito úteis e adequados. Para isso é necessário apenas “colocar para fora” todo conhecimento técnico que o profissional já tem e, assim, criar no tutor o desejo de consumo de boas práticas a partir da oportunidade que o dia da vacinação oferece. Vai um checkup para acompanhar?!??!?!

Médico-veterinário segurando um cão

Renato Costa MV, MSc,

Mestre em Clínica Médica de Pequenos Animais pela UFRRJ, 2002.

Diretor Clínico da Animália Clínica Veterinária desde 1993.

Diretor Técnico da ABHV - Associação Brasileira de Hospitais Veterinários.

Diretor Regional do Pet Care S/A.