Cães, Gatos, Imunização

A MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E A VALORIZAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO

Médica veterinária segurando um gato

Você sabia que o Brasil está entre os 3 maiores países do mundo em número de animais de estimação? São mais de 141 milhões de animais, e entre eles, há aproximadamente 55 milhões de cães e 25 milhões de gatos1. Dados do último censo do IBGE em parceria com o Instituto Pet Brasil nos trazem a informação de que 44% dos lares brasileiros possuem pelo menos 1 cão e 17% deles possuem pelo menos 1 gato2. Esses números nos mostram que temos mais pets em lares brasileiros do que crianças! E se antes os animais viviam do lado de fora da residência, hoje dividem o espaço dentro de casa, e por que não dizer que dividem até mesmo a cama? Em 2020 o pet é tratado como filho, irmão, amigo, tem nome e sobrenome. Percebe-se diante desse cenário um novo comportamento em relação aos animais. Composta por humanos e pets, essa é a conformação atual da família no nosso país.

O cão e o gato são animais de estimação, ou seja, como o próprio nome diz, são seres com quem temos uma relação de carinho e afeto. As vantagens da convivência com animais vão desde a infância até a terceira idade. Eles nos ensinam sobre cuidado, respeito, responsabilidade e nos trazem felicidade: o cérebro numa relação de afeto, produz substâncias que trazem sensação de bem-estar, diminuindo depressão e solidão.

Essa relação das pessoas com os animais de estimação faz com que elas invistam cada vez mais na qualidade de vida dos seus bichos, aumentando o consumo de alimentos, produtos de higiene e beleza, saúde e tudo que estiver relacionado ao bem-estar deles. Se há 20 anos saíamos da faculdade preparados para exercer medicina veterinária curativa, hoje, diante desse cenário, a medicina preventiva é o pilar central do nosso trabalho: o médico veterinário de hoje deve estar preparado para trabalhar com prevenção, antecipando-se à chegada de doenças e qualquer moléstia que leve à dor, tristeza e sofrimento de animais e humanos. A humanização do animal e o que o pet representa atualmente na vida de seres humanos nos leva a isso.

Nessa relação, produtos e serviços destinados aos animais têm crescido ano a ano de maneira expressiva e próspera. Isso compõe o que chamamos de mercado pet, todo e qualquer produto ou serviço destinado aos animais, porém se observa que nessa relação de amor e cumplicidade os gastos com saúde representam muito menos do que se espera quando falamos de um gasto essencial à vida3. Esse fato torna-se ainda mais evidente quando falamos de taxa de medicalização, que tem por definição o percentual de animais que vão até o médico veterinário pelo menos uma vez por ano para aplicação de qualquer medicamento. O mercado de saúde para animais de companhia no Brasil ainda tem muito espaço para crescer. Temos uma das maiores populações de animais de companhia do mundo, porém poucos animais recebem medicamentos ou fazem visitas regulares ao médico veterinário. Muitas doenças ainda não foram erradicadas (parvovirose e cinomose caninas, por exemplo) e a grande maioria dos animais carece de cuidados básicos (vacinação regular, controle de pulgas e carrapatos ou parasitos intestinais)4. O amadurecimento do mercado pet no Brasil é grande, porém temos grandes oportunidades de melhoria frente à grandes mercados mundiais. Se pets atualmente são considerados por nós como filhos, não deveria o tutor brasileiro ter uma maior preocupação com a prevenção e a saúde deles?  

Nesse contexto, trago algumas questões para nossa reflexão: será que nós, médicos veterinários estamos oferecendo saúde ou apenas resolvendo problemas? Nosso cliente está percebendo o valor e a necessidade de se investir em prevenção?

O Médico veterinário é o único responsável por avaliar a saúde, determinar as necessidades de cada animal de acordo com o estilo de vida da família e orientar sobre medidas preventivas de saúde, como vacinação, prescrição de medicamentos preventivos (antiparasitários, por exemplo) e a realização de check ups anuais, trazendo longevidade, evitando doenças em animais e pessoas e também tristeza e gastos desnecessários na família. Prevenção é uma estratégia econômica bastante viável, uma vez que um tratamento preventivo é muito mais econômico do que tratar uma doença.

Cabe ainda falarmos sobre zoonoses: segundo a Organização Mundial de Saúde a definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas dos animais para humanos, ou de humanos para os animais. Doenças como raiva, leptospirose e giardíase podem ser transmitidas a partir destes aos seres humanos. Mas será que tutores de cães e gatos sabem disso?

Um dos principais motivos para um cliente dizer não a um determinado produto ou serviço é que ele não tem conhecimento suficiente sobre o benefício e a necessidade do que está sendo ofertado para dizer “sim”. Diante disso cabe ao médico veterinário avaliar se está sendo efetivo na sua conversa e claro e objetivo na orientação aos seus clientes, oferecendo saúde e soluções que vão de acordo com as necessidades de cães, gatos e seres humanos. Além disso, ao ser diagnosticado com uma doença infectocontagiosa que poderia ter sido facilmente evitada por meio de vacinação, a reputação e credibilidade do médico veterinário pode ficar à prova, pois ele é o encarregado de proteger e manter a saúde dos animais antes que a doença apareça, aumentando a expectativa de vida dos animais e trazendo satisfação, alegria e bem estar para toda a família.

Em tempos de desafios, encontre na medicina preventiva oportunidades de crescimento e diferenciação. Perceba a necessidade do mercado e ofereça tecnologia e inovação em produtos e serviços que possam agregar ao conceito de bem-estar. Invista em saúde e soluções e leve satisfação e segurança à vida das pessoas. Dessa forma você cria valor ao seu serviço e ao seu negócio, ganha respeito, reconhecimento e se torna a melhor opção em saúde para animais de estimação. Isso faz parte do sonho e da realização profissional do médico veterinário.

Fontes:

1 Instituto Pet Brasil. Elaboração: Abinpet. Dados de 2019. Disponível em http://abinpet.org.br/mercado/

 

2 IBGE. Censo populacional disponível em https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html

3 https://forbes.com.br/negocios/2019/04/conheca-principais-players-do-mercado-pet-brasileiro/

4 Anuário SINDAN 2018

Atenção: O conteúdo deste site é destinado exclusivamente a médicos-veterinários, profissionais qualificados para avaliar e atestar a saúde de cães e gatos durante o processo de imunização. Se você não é um médico-veterinário, procure as informações com o profissional de sua confiança.

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