Cães, Gatos, Imunização

A importância do Checkup anual em cães e gatos

Médico-veterinário acompanhado por um cão e um gato

Prevenir é melhor do que remediar já diziam nossos avós, certo? Nós, médicos veterinários, de certa forma, fazemos isso muito bem com relação às doenças possíveis de serem evitadas através da vacinação. Anualmente colocamos o famoso ditado em prática ao administrarmos as vacinas em nossos pacientes. Ótimo, parabéns, mas acredito que poderíamos aproveitar este encontro anual com nossos pacientes e fazer ainda mais por eles.

A precocidade do diagnóstico é fundamental para a cura sempre disseram os médicos, certo? E por que não colocamos isso em prática com nossos pacientes? Por que não buscamos diagnosticar os problemas antes de que os animais fiquem, de fato, doentes? Veterinários em geral são muito proativos na questão vacinal avisando seus clientes do dia em que devem retornar para aplica-las. Por outro lado, em sua grande maioria, são passivos em relação à detecção precoce das doenças. Explico. Só diagnosticamos os pacientes com doença renal crônica quando os tutores informam que seus pets estão emagrecendo, sem apetite e vomitando. Descobrimos os diabéticos quando tutores nos dizem que os animais estão urinando em demasia e bebendo muita água. Hemangiosarcomas esplênicos são percebidos quando a hemorragia interna já está em curso. Isso poderia ser muito melhor conduzido se tentássemos identificar os problemas antes que os pets ficassem, de fato, doentes. Antes que seus tutores percebessem que algo errado está acontecendo. E como fazer isso? Através de exames periódicos de bem-estar, o famoso checkup.

Podemos aproveitar o nosso encontro anual para vacinação de nossos pacientes para, também, buscar a identificação de problemas em fazes ainda incipientes quando poderemos combater e conter seu avanço com muito mais facilidade. Se adotarmos em nossa rotina a solicitação anual de hemograma, bioquímica sérica e urinálise para todos nossos pacientes duas coisas acontecerão. A primeira é que a grande maioria de nossos pacientes apresentarão resultados satisfatórios e será MUITO BOM poder dizer aos tutores que eles estão cuidando muito bem de seus pets e que estão de fato muito saudáveis. A segunda situação acontecerá em cerca de 5 a 10% dos pacientes que apresentarão alterações que, ao exame clínico, seriam impossíveis de avaliar. Estes poderão ser tratados e seus tutores orientados a como atuar para que o problema seja resolvido, atenuado ou retardado. Em ambas as situações os animais e os tutores saem ganhando. Os que estão saudáveis ficarão muito contentes em saber e, os com problemas, terão a oportunidade de ser tratados.

Que tal implementar o checkup anual? Se tutores e animais saem ganhando, na verdade, quem mais ganha é o veterinário, pois será reconhecido como um verdadeiro promotor de saúde e bem-estar.


Médico-veterinário segurando um cão


Renato Costa MV, MSc,

Mestre em Clínica Médica de Pequenos Animais pela UFRRJ, 2002.

Diretor Clínico da Animália Clínica Veterinária desde 1993.

Diretor Técnico da ABHV - Associação Brasileira de Hospitais Veterinários.

Diretor Regional do Pet Care S/A.