Imunização

Trabalhar em clínica ou hospital veterinário? Saiba as diferenças e escolha o melhor para o seu futuro em 2020.

A medicina veterinária proporciona diversas possibilidades de carreira para quem opta por ingressar nela. Pensando nisso, separamos as maiores diferenças entre os dois principais locais que os veterinários optam por trabalhar – clínicas veterinárias e hospitais veterinários – para que você possa decidir o local onde quer exercer a sua carreira neste ano que só está começando. Confira:

Clinica Veterinária: Atendimento e Consultas; Podem ou não oferecer internação e cirurgias; Horário comercial; Pouca especialidade de médicos-veterinários.    Hospital Veterinário: Urgência, cirurgias e internação; 24 horas; Vasta especialidade de médicos-veterinários.

Clínica Veterinária

As clínicas veterinárias atuam no atendimento de animais domésticos e têm como obrigatoriedades:

oferta de atendimento e consultas;
capacidade de internação e tratamento clínico-cirúrgicos - que pode ser opcional;
área de diagnóstico (radiologia, análises laboratoriais e ultrassonografia);
setor de apoio e sustentação.

Normalmente, o horário de funcionamento destas unidades é comercial. São raras as clínicas que oferecem serviço de internação, mas nestes casos a clínica deverá permanecer aberta 24 horas, mesmo sem funcionamento para consultas e com um profissional credenciado o tempo todo à disposição.

Hospital Veterinário

Os hospitais veterinários são instituições públicas ou “mistas”, que cobram por alguns serviços ou exigem cobertura médica particular. Este estabelecimento tem uma abrangência maior do que as clínicas veterinárias. A principal diferença entre eles está no alcance da atenção. Suas obrigatoriedades incluem:

atendimento;
área de diagnóstico (laboratório de análises clínicas, radiologia e ultrassonografia – no mínimo);
departamento cirúrgico – com estrutura de urgência;
internação – com acomodações de isolamento e estrutura de higienização;
setor de sustentação.

O horário de funcionamento dos hospitais veterinários é de 24 horas, para internação e atendimento de emergência. Este estabelecimento, normalmente, oferece diversas especialidades de médicos veterinários.

É importante ressaltar que ambos os estabelecimentos focam no atendimento ao animal. O que difere os dois, principalmente, é o horário de funcionamento e serviços oferecidos. Esperamos que após a leitura do artigo você tenha conseguido esclarecer suas dúvidas e decidir qual é o melhor caminho a seguir neste ano de 2020.

Atenção: O conteúdo deste site é destinado exclusivamente a médicos-veterinários, profissionais qualificados para avaliar e atestar a saúde de cães e gatos durante o processo de imunização. Se você não é um médico-veterinário, procure as informações com o profissional de sua confiança.

Referências do artigo acima:
http://bit.ly/2rCwmZ8
http://bit.ly/2OA0tcZ
http://bit.ly/2q7P3ni

Compartilhe esse artigo com os seus amigos profissionais veterinários:

LinkedIn Twitter Facebook Email


Saiba onde encontrar nossas vacinas:

adm-sac@zoetis.com
SAC ZOETIS: 0800 011 1919

Clique aqui para conferir outros artigos exclusivos.