Cães, Gatos

O cenário pet brasileiro e suas mudanças

O mercado de animais de companhia no Brasil e no mundo adquire características especiais ao longo dos últimos anos. Os pets saltaram do jardim e foram direto para camas e sofás de seus lares, exigindo mudança na abordagem e atendimento veterinário diferenciado para atender as expectativas de uma clientela cada vez mais seleta e amante dos pets. Antigamente era comum a procura pela medicina veterinária generalista e hoje, com o relacionamento afetivo dos pets, cresce muito a procura por especialistas como dermatologista, oftalmologista, oncologista e ortopedista, afinal a realidade é que o pet é filho de alguém e ele possui papel importante na família. É evidente o elo emocional dos donos de cães e gatos que hoje dão preferência por locais pet friendly, apreciam vestuário semelhante e perfumaria com a mesma fragrância dos humanos e até mesmo espaço na cabine de avião para não ficarem um dia sequer separados em viagens de férias.

Segundo a Comac (Comissão de Animais de Companhia) a mudança da relação entre tutores e seus pets provoca impactos no mercado gerando demanda para novos produtos, tecnologias e serviços, iniciando pela maneira de se relacionar com clientes das clínicas veterinárias. Os tutores atuais requerem serviço de bem-estar e acompanhamento da saúde de cada pet, afinal é uma relação familiar que provoca benefícios mútuos. Por essa razão, o veterinário como vigilante da saúde familiar, deve sim basear suas consultas em continuum of care, ou seja, prevenção de doenças e zoonoses (como por exemplo a dirofilariose e giardíase canina) e oferta de checkups anuais, através de clínicas onde possam contar com analisadores de hemograma e bioquímico que entrega resultados na hora gerando economia de tempo do tutor (e do veterinário para auxiliar na tomada rápida de decisões e diagnostico). Com tudo isso percebemos um trabalho focado em saúde e prevenção cada vez mais frequente e promovendo uma vida longínqua e de qualidade para cães e gatos. E quem ganha com isso? Pets, tutores e médicos veterinários!

O médico veterinário deve estar atento ao que há de novo no mercado para ofertar produtos e serviços inovadores e tecnológicos, que objetivam na resolução de problemas com mais segurança e conforto. É o caso da terapia com anticorpos monoclonais, disponível para controle do prurido em cães e nas mãos do médico veterinário de animais de companhia do Brasil desde 2019. Somado a ele, temos atualmente medicamentos para o tratamento da dor com administração mensal, antieméticos para o cão seguir viagem junto a família livre de enjoo do movimento, vacina para cães de administração oral e também um conveniente antimicrobiano de 14 dias de duração com uma única injeção. É o mercado atendendo às necessidades dos animais de estimação e de donos bastante cuidados e que buscam encontrar uma boa experiência de compra. A relação do pet com o tutor está tão em alta que essas tecnologias são de grande procura e sucesso na hora de medicar os pets pois oferecem segurança e ainda facilita a adesão dos tutores aos tratamentos.

O veterinário é a figura mais importante nesse processo, pois ele é a fonte mais relevante na procura por informação e opinião, portanto ele deve sempre estar atualizado e deve sim confiar no poder de suas palavras ditas e produtos prescritos, afinal são anos de estudos e aperfeiçoamento para oferecer o que há de melhor para cães e gatos.

Observa-se também dentro desse contexto o papel dos meios digitais, que estão ganhando força quando utilizados como meio de informação sobre questões de saúde do pet. Nos últimos 5 anos houve um crescimento de 35% na procura por informações de saúde animal pela internet, segundo a pesquisa Radar Pet 2020. O veterinário que se comunica além de suas consultas presenciais, utilizando a internet e suas mídias sociais, tem potencial de atingir um público maior com o advento da comunicação e uma melhor visibilidade para seu negócio.

No cenário atual do mercado pet brasileiro, é nítido que a receita de sucesso está em ofertar um maior leque de serviços, ter pensamento disruptivo para manter a equipe de colaboradores sempre atualizada e motivada e não menos importante buscar um ótimo relacionamento e uma comunicação clara com o cliente.

E você doutor? Continua fazendo as mesmas coisas de anos atrás ou procurou se abrir para esse novo mercado cheio de possibilidades? O seu cliente mudou. Você está preparado?



Escrito por: Raysa Fernanda Ávila

Médica Veterinária Consultora de Demanda Pleno Zoetis
Mãe do Tedy, do Pimenta e da Estrela
Gosta de se manter sempre atualizada sobre o mercado pet

Raysa Fernanda Ávila