Cães, Gatos

Importância do check-up periódico na medicina preventiva

A prevenção é a melhor forma de manter a saúde do seu paciente. Medicina preventiva é a especialidade médica focada em evitar o desenvolvimento de doenças e reduzir o impacto das enfermidades na saúde do animal. Como resultado, conseguimos melhorar a qualidade de vida do paciente, além de oferecer um serviço completo e diferenciado ao tutor.

O check-up periódico é uma das formas para trabalhar a medicina preventiva com seus pacientes, prevenindo doenças, garantindo o diagnóstico precoce e identificando possíveis enfermidades assintomáticas. Durante o check-up é possível realizar o acompanhamento da carteira de vacinação, bem como fazer o controle de parasitas e solicitar exames complementares de acordo com a necessidade de cada paciente, levando em conta questões individuais destes, como raça, idade e estilo de vida.

A vacinação é essencial na medicina preventiva; através da carteira de vacinação temos informações sobre o protocolo vacinal adotado e também podemos constatar e realizar o controle de imunização periodicamente, garantido maior segurança nos níveis de proteção e diminuindo o desafio da população a doenças infeciosas preveníveis através de vacinas.

O controle parasitário na maioria das vezes passa desapercebido pelo tutor, e o tratamento preventivo com dosagem, administração e frequência correta, é a melhor forma de evitar infestações de parasitas como pulga, carrapato, sarnas e vermes, e consequentemente doenças como dermatites e anemias, que na maioria das vezes podem ser assintomáticas.

A condução de um bom check up consiste em um conjunto de informações que serão fundamentais na predição, diagnostico e escolha da conduta adequada para cada paciente. Espécie, sexo, idade, raça, alimentação, rotina, contactantes, uso de medicações e ambiente em que vive são informações relevantes para a tomada de decisão do médico veterinário, que levará em consideração além do histórico do paciente, dados relacionados à epidemiologia de doenças para a partir daí determinar qual caminho a seguir e quais exames solicitar. A análise hematológica nos fornecem através da contagem, comportamento e morfologia celular, a capacidade de defesa e integridade dos tecidos do animal. Nas análises bioquímicas, temos a avaliação de funcionamento dos principais órgãos, além de medir substâncias importantes para o funcionamento geral do organismo.

Baseado em estudos, quando aprimoramos a capacidade diagnostica da clínica e da equipe para atender a particularidade de cada paciente, estaremos realizando uma medicina de qualidade com a detecção precoce de doenças e conhecimento dos valores basais de cada indivíduo, oferecendo assim um serviço ético, responsável, customizado e com alta percepção de valor.

 

E pra você, quanto custa prevenir? Seu cliente tem percebido este valor?



Daniele Sales

Daniele Sales

Consultora de Demanda Sênior (Goiás), Médica veterinária graduada pela Universidade Presidente Antônio Carlos, com MBA em Liderança e Gestão Comercial (IPOG)