Gatos, Imunização

REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE DO TIPO I EM FELINOS

Pessoa segurando gato

A prática da vacinação é considerada um dos melhores métodos de prevenção de doenças infecto-contagiosas, mas os eventos adversos associados à vacinação são uma preocupação dos veterinários e tutores, principalmente relacionados aos felinos. É importante levar em consideração os riscos e benefícios da vacinação, onde os benefícios da vacina contra doenças sérias compensam o risco de complicações.

Reações pós vacinais ou eventos adversos à vacinação são definidos como quaisquer efeitos colaterais ou consequências não pretendidas associadas a aplicação de uma vacina. As complicações podem ser consideradas imunológicas ou não imunológicas. As reações pós vacinais são raras e a frequência real depende dos relatos dos médicos veterinários aos fabricantes das vacinas.

As complicações não imunológicas são aquelas reações consideradas sistêmicas, caracterizadas por febre, anorexia, apatia, vômito e diarreia. As reações locais também se enquadram como complicações não imunológicas.  As complicações imunológicas são as reações de hipersensibilidade e são classificadas como dos tipos I, II, III e IV.

É muito importante atentar para as diferenças de sintomatologia entre cães e gatos com reações pós vacinais.

As reações de hipersensibilidade do tipo I em felinos podem ser manifestadas por vômito, diarreia e o comportamento de esconder-se ou procurar uma área mais aquecida logo após a vacinação. Assim que a hipersensibilidade progride, os gatos podem apresentar prurido facial, hipersalivação, edema pulmonar agudo, dispneia e colapso. Os sintomas de uma reação de hipersensibilidade do tipo I ocorrem geralmente em questão de minutos a horas (menos de 24 horas) após a vacinação. Por este motivo, veterinários devem sugerir aos tutores a observação dos animais por algumas horas após o procedimento médico que é a vacinação.  Dificuldade respiratória, manifestada por dispneia e cianose, são sintomas de choque anafilático, a forma mais grave de hipersensibilidade. A maioria dos gatos com reações adversas à vacinação responde ao tratamento quando feito de modo precoce, mas aqueles com sintomas respiratórios ou tratamento tardio podem ter complicações e mesmo morrer.

O tratamento de reações de hipersensibilidade do tipo I em felinos requer atendimento imediato para combater os efeitos sistêmicos da histamina ou de outros mediadores químicos. É indicada uma dose anti-inflamatória de glicocorticoide, sendo a via de eleição a intravenosa (tabela 1), junto com um anti-histamínico preferencialmente por uma via parenteral como prometazina, definidramina e cetirizina (tabela 2).

Tabela 1 - Doses de alguns glicocorticoides para utilização nas reações de hipersensibilidade em felinos

Fármaco

Dose

Succinato sódico de metilprednisolona

1 a 2 mg/kg, a cada 12-24h IV

Succinato sódico de hidrocortisona

10 mg/kg, a cada 12 h, IV

Fosfato sódico de dexametasona

0,2 a 0,6 mg/kg, a cada 24-48 h, IV

Prednisolona/prednisona

1 a 2 mg/kg, 24/24 h, oral

Tabela 2 - Doses de alguns anti-histamínicos comumente utilizados em felinos

Fármaco

Dose

Prometazina

0,2 a 0,4 mg/kg, a cada 6-8h, IV, IM ou oral (até 1 mg/kg)

Definidramina

1 mg/kg, a cada 8h, IV ou IM ou 2 a 4 mg/kg, a cada 6-8h, oral

Cetirizina

1 mg/kg, a cada 24 h, oral

Nos casos de choque anafilático, anti-histamínicos e glicocorticoides podem ser utilizados, contudo sua aplicação não deve preterir a utilização de adrenalina e os cuidados básicos em casos de parada cardiorrespiratória. A internação por períodos de 24 a 48 h é obrigatória para monitorização do paciente. Da mesma forma que nas reações brandas, a continuidade do tratamento com anti-histamínicos e glicocorticoides em casa é recomendável.

Animais com histórico de hipersensibilidade do tipo I devem ser vacinados logo após a chegada ao consultório, para que haja um período de observação adequado. Os tutores devem ser avisados para manter o animal dentro de casa e sob observação por várias horas após a chegada em casa depois da vacinação. Em alguns casos, o animal pode ficar hospitalizado para observação por 1 ou 2 horas após a vacinação.

Deve-se administrar anti-histamínicos e/ou glicocorticoides (doses anti-inflamatórias) 20 a 30 minutos antes de revacinações anuais de animais que possuem histórico de reações brandas de hipersensibilidade às vacinas. Os veterinários podem reduzir a frequência da vacinação ou aplicar outra marca.

Nos casos de animais que sobreviveram ao choque anafilático, não se recomenda o uso da mesma vacina.

Um estudo retrospectivo conduzido nos Estados Unidos* avaliou 496.189 gatos vacinados em 329 hospitais por 30 dias após a vacinação. O objetivo do estudo era estimar a incidência dos eventos adversos associados a vacinação.

Foram 1.258.712 doses administradas a 496.189 gatos e observadas 2.560 reações, resultando em 0,516 % de reações pós vacinais. Os principais sintomas observados pelos tutores foram: letargia e/ou febre (54,2%); edema, dor ou inflamação (25,2%); vômito (10,3%); edema facial e/ou angioedema (5,7%); prurido generalizado (1,9%) e colapso (0,4%); este último, apenas 4 gatos.

A maior incidência ocorreu em gatos de 2 a 4 kg. Animais castrados tiveram mais reações e o risco maior foi em gatos entre 9 meses e 1,5 anos. Nenhum aumento de volume foi diagnosticado como neoplasia 1 a 2 anos após a vacinação.

Concluiu-se que, apesar dos riscos da vacinação serem mínimos, veterinários devem conversar com tutores de gatos e expor os riscos e benefícios da vacinação.

*Referência: George E. Moore, dvm, phd, dacvpm, dacvim; Andrea C. DeSantis-Kerr, dvm; Lynn F. Guptill, dvm, phd, dacvim; Nita W. Glickman, mph, phd; Hugh B. Lewis, bvms, dacvp; Lawrence T. Glickman, vmd, drph Adverse events after vaccine administration in cats: 2,560 cases (2002–2005) JAVMA, Vol 231, No. 1, July 1, 2007

Atenção: O conteúdo deste site é destinado exclusivamente a médicos-veterinários, profissionais qualificados para avaliar e atestar a saúde de cães e gatos durante o processo de imunização. Se você não é um médico-veterinário, procure as informações com o profissional de sua confiança.

Compartilhe esse artigo com os seus colegas profissionais veterinários!

LinkedIn Twitter Facebook Email


Saiba onde encontrar nossas vacinas:

adm-sac@zoetis.com
SAC ZOETIS: 0800 011 1919

Clique aqui para conferir outros artigos exclusivos.