Cães, Gatos, Imunização

A importância da vacinação na construção da imunidade dos felinos

Muitos tutores possuem a ideia equivocada de que a vacinação só se faz necessária para os gatos se os animais forem permitidos a passear na rua. Devido ao perigo latente de doenças simples se tornarem epidemias, é preciso que o médico-veterinário realize a orientação de forma a esclarecer a importância da prevenção.

Além disso, é necessário sempre lembrar de destacar, durante as consultas, que gatos mais velhos também necessitam receber as vacinas de forma anual.

A Zoetis possui um portfólio completo de vacinação para todos os momentos da vida do felino. Confira a lista e o momento indicado de aplicação para cada vacina:

Programa de Vacinação Sugerido Para Gatos*

Primeira Dose
A partir de 9 semanas de idade

Segunda Dose
3 a 4 semanas após a primeira dose

Revacinação
Anual

Primeira Dose
A partir de 9 semanas de idade

Segunda Dose
3 a 4 semanas após a primeira dose

Revacinação
Anual

Primeira Dose
A partir de 8 semanas de idade

Segunda Dose
3 a 4 semanas após a primeira dose

Revacinação
Anual

Dose Única
A partir de 12 semanas de idade
Revacinação Anual

* Esta é apenas uma sugestão de programa vacinal. Os programas vacinais estão sujeitos a alteração do médico-veterinário.
**Vacinação de gatos com menos de 9 semanas de idade: uma dose a cada 3-4 semanas até completarem 12 semanas de idade.

Vacinas Múltiplas: Tríplice ou Quádrupla

Com 9 semanas de idade, chega o momento de o filhote receber a primeira imunização. A tríplice felina auxilia na prevenção da rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia.

Já a quádrupla auxilia na prevenção da rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia, além da clamidiose.

A clamidiose é uma infecção altamente contagiosa que afeta o trato respiratório e ocular dos gatos, provocando sintomas como os da conjuntivite e da rinite no animal. Mais comum em locais onde há muitos animais aglomerados, a enfermidade é bastante contagiosa, e o contato direto de um gato saudável com um animal contaminado é a sua principal forma de transmissão.

Vacinas Múltiplas: Quíntupla

Por fim, temos a quíntupla felina, que pode ser usada a partir de 8 semanas. Ela é indicada na prevenção das doenças causadas pelo vírus da rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e a bactéria Chlamydia psittaci, além da leucemia felina.

Para as três versões, na primeira vacinação devem ser administradas 2 doses com intervalo de 3 a 4 semanas entre elas. Gatos com menos de 9 semanas de idade deverão receber uma dose a cada 3-4 semanas completa e em 12 semanas de idade**.

**Felocell® CVR e Felocell CVR®-C.

Raiva

Finalizando o calendário vacinal, temos a vacina auxiliar na prevenção da infecção pelo vírus da raiva, uma importante zoonose. Clinicamente conhecida como hidrofobia, esta doença torna os animais agressivos e incapacitados de beberem água.

Se o animal apresentar sintomas de raiva, tem poucas chances de sobreviver. A única forma de prevenir é a imunização.


Todas as vacinas citadas devem ter sua dose repetida anualmente.

Os programas vacinais estão sujeitos à alteração, a critério do médico-veterinário.

Consulte mais informações sobre o portfólio Zoetis e detalhes das bulas no portal www.zoetis.com.br

***Atenção: O conteúdo deste site é destinado exclusivamente a médicos-veterinários, profissionais qualificados para avaliar e atestar a saúde de cães e gatos durante o processo de imunização. Se você não é um médico-veterinário, procure as informações com o profissional de sua confiança.