Cães, Imunização

Leptospirose: um problema mais próximo do que você imagina

A leptospirose não é uma doença que afeta apenas seres humanos. O gênero das bactérias Leptospira afeta a maior parte dos mamíferos, além de animais de sangue frio.

Cães que vivem nos meios urbanos, em teoria, tendem a estar mais expostos aos sorovares Canicola, Icterohaemorrhagiae e Copenhageni. Por outro lado, cães que vivem no meio rural, além desses sorovares, podem ser infectados por outros, como Pomona e Grippotyphosa, presentes em reservatórios silvestres. No entanto, animais que visitam o meio rural regularmente ou que vivem em áreas limítrofes entre os meios urbano e rural podem ser infectados por diversos sorovares, conforme a Figura 1.

Canicola

  Icterohaemorrhagiae e Copenhageni

Pomona

Grippotyphosa

  Icterohaemorrhagiae e Copenhageni

Canicola

Figura 1: Reservatórios primários de Lepstopira nos meios urbano e rural. Cães com acesso frequente ao meio rural ou residentes em áreas de transição urbano-rural podem ser infectados por muitos sorovares.

A prevalência da doença cresce nos meses quentes e é maior em cachorros machos, provavelmente devido aos hábitos de cheirar e lamber urina que eles apresentam.

Geralmente, a doença evolui sem sintomas, o que dificulta um diagnóstico precoce. O acompanhamento constante do animal é essencial, visto que a taxa de mortalidade da doença oscila entre 70 e 90% dos casos.

Fique atento caso o tutor descreva algum dos sintomas abaixo:

Febre
Perda de apetite
Vômitos e diarreia (por vezes com presença de sangue)
Urina escura
Sintomas de dor ao urinar
Hálito com cheiro a urina
Ulcerações na mucosa bucal
Deterioração geral do animal

Prevenção

Para prevenir a leptospirose canina, recomenda-se que o cachorro esteja sempre com a vacinação em dia. Além disso, é importante sempre orientar os tutores sobre os hábitos de higiene e limpeza, a desinfecção periódica do espaço onde o animal costuma ficar e os cuidados na escolha dos locais de passeio.

As vacinas da Linha Vanguard®, são indicadas para cães sadios a partir de 6 semanas de idade ou mais, como auxiliar na prevençăo contra leptospirose (Vanguard® HTLP: sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae e Vanguard® Plus: sorovares Canicola, Icterohaemorrhagiae, Grippotyphosa e Pomona).

Confira o estudo completo e as referências bibliográficas, clique aqui.

Atenção: O conteúdo deste site é destinado exclusivamente a médicos-veterinários, profissionais qualificados para avaliar e atestar a saúde de cães e gatos durante o processo de imunização. Se você não é um médico-veterinário, procure as informações com o profissional de sua confiança.