Cães, Imunização

Filhote ou Adulto: Vanguard® Plus é segurança e eficácia na escolha do protocolo

Vanguard® Plus é produzida de acordo com as normas de Boas Práticas de Fabricação, nas quais os processos superam os mais altos padrões mundiais para pureza, segurança e eficácia.

Filtrado por 5x As frações de leptospirose de Vanguard® Plus são filtradas 5 vezes, removendo proteínas estranhas e proporcionando maior pureza e suavidade dos antígenos. Vanguard® Plus também é segura para filhotes a partir de 6 semanas de vida.

Eficácia - o desafio

O alto nível de proteção renal conferido por Vanguard® L4*, que contém as mesmas cepas de Leptospira que Vanguard® Plus, e o não estado de portador após desafio foi demonstrado por meio de dois estudos:

Metodologia usada para o desafio

Todos os cães foram desafiados 4 semanas após a última vacinação com cepas isoladas de L. grippotyphosa e L. pomona e foram observados por 3 semanas em relação a sinais clínicos de leptospirose.

Estudo de desafio com duas doses intervaladas em 3 semanas para L. grippotyphosa: 20 cães vacinados e 10 cães controle (6 - 9 semanas de idade).
Estudo de desafio com duas doses intervaladas em 3 semanas para L. pomona: 19 cães vacinados e 20 cães controles (6 - 9 semanas de idade).

Desafio L. grippotyphosa

Desafio L. pomona

Resultados dos estudos do desafio

Não foi isolada nenhuma bactéria (L. grippotyphosa) do tecido renal, sangue, urina e tecido hepático dos cães vacinados, enquanto os animais do grupo controle apresentaram isolamento bacteriano nos rins, sangue, urina e fígado.
Não foi isolada nenhuma bactéria (L. pomona) do tecido renal, urina e tecido hepático dos cães vacinados, enquanto os animais do grupo controle apresentaram isolamento bacteriano nos rins, urina e fígado.
Não foi observada espiroquetemia após desafio nos cães vacinados nos dois estudos. Nos grupos controles observou-se 90-100% de espiroquetemia nos animais desafiados com L. pomona e 100% nos animais desafiados com L. grippotyphosa.

Conclusões

A vacina conferiu elevada proteção aos animais do estudo.
Nenhum dos animais vacinados apresentou espiroquetemia após o desafio.
Nenhuma bactéria foi isolada nos rins dos animais vacinados.

Estudo conduzido com Vanguard® L4 (produto não registrado no Brasil), que possui as mesmas cepas de Leptospira que Vanguard® Plus.

Confira o estudo completo, um Programa de Vacinação e as referências bibliográficas, clique aqui.

Atenção: O conteúdo deste site é destinado exclusivamente a médicos-veterinários, profissionais qualificados para avaliar e atestar a saúde de cães e gatos durante o processo de imunização. Se você não é um médico-veterinário, procure as informações com o profissional de sua confiança.