Cães, Gatos

Vanguard: proteção comprovada de cães contra o CPV-2c virulento

O parvovírus canino tipo 2, também conhecido como CPV-2c, é um importante patógeno para os cães. A infecção causa gastroenterite aguda grave e, mais raramente, miocardite fatal em cães jovens.

Desde o início dos anos 1980, diversas mutações ocorreram no CPV-2, resultando nos tipos antigênicos mais recentes CPV-2a, CPV-2b e CPV-2c.

A seguir, apresentamos dados da pesquisa que objetivou demonstrar que a cepa viva atenuada de CPV NL-35-D, presente nas vacinas Vanguard Plus e Vanguard HTLP, é capaz de ajudar a proteger cães jovens contra um desafio com uma cepa de campo mais recente de CPV-2c virulenta.

Método de pesquisa

Foram usados sete cães da raça Beagle, com 8 a 9 semanas de idade;
O grupo 1 (controle) foi composto por dois cães, vacinados 2 vezes com água estéril, nos Dias 0 e 21;
O grupo 2, contendo cinco cães, foi vacinado duas vezes com Vanguard®7, nos dias 0 e 21;
No dia 42, ambos os grupos foram desafiados por via oral com a cepa de campo de CPV-2c alemã virulenta;
Obs:CPV-7/97;
Todos os procedimentos experimentais foram conduzidos em conformidade com a legislação alemã relevante e eticamente revisados.
Obs: Vanguard 7 contém a mesma cepa CPV NL-35-D contida em Vanguard Plus e Vanguard HTLP.

Foram coletadas amostras de sangue para sorologia por testes de inibição de hemaglutinação (HI) oito dias antes da primeira vacinação (Dia -8), no dia da segunda vacinação (Dia 21), no dia do desafio (Dia 42) e ao término do estudo (Dia 56). As amostras do Dia 42 também foram analisadas por soroneutralização para determinação de anticorpos neutralizantes contra CPV-2c. Os pesos corporais foram determinados oito dias antes da primeira vacinação (Dia 8), no dia da primeira vacinação (Dia 0) e ao término do estudo (Dia 56).

No ponto de aplicação, o eritema foi classificado numa escala de 1 a 4; edema, numa escala de 1 a 5; ardor, numa escala de 1 a 3; e dor, numa escala de 1 a 2.

As contagens de leucócitos foram realizadas três vezes antes do desafio, nos Dias 38, 40 e 42, e diversas vezes após o desafio, nos Dias 45, 47, 49, 52 e 56.

RESULTADOS DO DESAFIO

Pesos Corporais

O peso corporal de todos os animais aumentou durante a semana anterior à vacinação, o que é coerente com o crescimento normal nessa idade. Ao fim do estudo, 56 dias após a primeira vacinação, os animais do grupo 2, que receberam a vacina real, tinham mais que dobrado seu peso corporal sugerindo que seu desenvolvimento não foi afetado pelo desafio com CPV-2c virulento.

Crescimento saudável e protegido de um cachorro.

Depois do desafio, no Dia 42, os animais do grupo 1 (controle) apresentaram sinais clínicos classicamente associados com o parvovírus. Os sinais tiveram início quatro dias após a exposição ao CPV-2c.

Contagens de leucócitos

As contagens individuais de leucócitos após o desafio, dos cães do grupo vacinado, variou de 75% a 110%, em comparação às contagens médias individuais pré-desafio, calculadas com base nos valores dos dias 38, 40 e 42 (tabela 1). Em contraste, ambos os cães do grupo controle apresentaram um aumento na contagem de leucócitos para >154% três dias após o desafio (dia 45), seguido por um declínio para ≤65% no Dia 47 e 22% no dia 49.

Excreção do CPV nas fezes

Após o desafio, os títulos de hemaglutinação para CPV detectados nas amostras fecais individuais de cães do grupo vacinado foram sempre iguais ou menores que 160. Os dois cães do grupo controle, porém, apresentaram pico de excreção viral quatro dias após o desafio (dia 46).

Contagem de Leucócitos(103/mm3 em cães vacinados com Vanguard®7 seguida por desafio com CPV-2c

Tabela com resultados do estudo utilizando Vanguard Plus e Vanguard HTLP.

NE = não efetuado devido á retirada de animais do estudos antes do dia 56.

Os pesos corporais mais que dobraram nos animais vacinados durante o estudo, apesar do desafio virulento com CPV-2c. Os animais vacinados não apresentaram nenhum sinal clínico anormal ou pirexia, seja após a vacinação ou após o desafio com CPV-2c. As contagens de leucócitos dos animais vacinados não baixaram de modo significativo após o desafio. A excreção viral nas fezes foi reduzida com a vacinação.

Portanto, ficou demonstrado que Vanguard Plus e Vanguard HTLP podem ser usadas para ajudar a proteger os cães contra a infecção por CPV-2c.

Conclusão

Com base neste estudo, pode-se concluir que a vacinaçăo com Vanguard®7, que contém a mesma cepa de CPV que Vanguard Plus e Vanguard HTLP, ajuda a proteger os cães contra a infecção virulenta por CPV-2c. Todos os cães vacinados desenvolveram títulos anti-CPV-2c bem acima do nível protetor de 80 após a vacinação.

Confira o estudo completo e as referências bibliográficas, clique aqui.

Atenção: O conteúdo deste site é destinado exclusivamente a médicos-veterinários, profissionais qualificados para avaliar e atestar a saúde de cães e gatos durante o processo de imunização. Se você não é um médico-veterinário, procure as informações com o profissional de sua confiança.