Brasil

Muitas vezes silenciosa, infecção urinária em cães pode trazer complicações sérias

O cão pode demorar para demonstrar os sintomas, o que dificulta o diagnóstico. O tutor deve ficar atento ao volume e à cor da urina, mudanças de comportamento e dores apresentadas pelo animal

A infecção urinária em cães é bem comum, mas detectar os seus sintomas não é tão fácil, pois o cão nem sempre demonstra que está sentindo dor e incômodo. “Por isso, é importante ficar atento ao comportamento do animal, pois quanto mais rapidamente for tratada a doença, menores as chances de haver complicações como, por exemplo, infecção renal”, alerta o médico veterinário e Gerente Técnico e de Pesquisa Aplicada para Animais de Companhia da Zoetis, Alexandre Merlo.

“Dificuldade para urinar, urinar aos poucos ou em locais não habituais, urina com odor ou coloração anormais (mais amarela, turva ou com presença de sangue), febre, falta de apetite e desânimo podem ser os sintomas observados”, explica Alexandre.

 

Embora o problema possa ocorrer em qualquer cão, é mais comum em cadelas. A infecção urinária também pode levar à formação de cálculos na bexiga, os quais dificultam o tratamento. Ainda, animais em idade avançada  e/ou portadores de doenças como diabetes melito e inflamação da próstata correm riscos mais elevados  de desenvolvimento da doença.

 

Para evitar a infecção urinária em cães, as recomendações do especialista são: estimulá-lo a beber bastante água, manter a higiene adequada do animal com banhos regulares, evitar que o cão seja sedentário e controlar a sua dieta conforme a orientação do médico veterinário.

 

O tratamento da infecção é feito com antibióticos. “Consulte o seu médico veterinário sobre as opções de produtos disponíveis mais adequadas para a infecção. A Zoetis possui o Convenia, antibacteriano injetável usado para o tratamento de infecções de pele e urinária em cães e gatos, além de infecções de gengivas e tecidos periodontais de cães”, afirma Alexandre.

 

Ele destaca que uma dose de injeção substitui 14 dias de comprimidos antibacterianos, o que simplifica o tratamento, já que muitos animais não aceitam medicamentos via oral.

 

“Além disso, estudos revelam que 29% dos tutores falham ao dar medicamentos aos seus animais, muitas vezes por esquecimento. Nestes casos, as bactérias conseguem sobreviver ao tratamento, o que dificulta a cura da infecção. Convenia facilita a vida dos tutores e acelera a recuperação da saúde dos animais de estimação”, finaliza.

 

 

Convenia: nova versão no mercado

Além de oferecer o frasco de 10 ml de Convenia, a Zoetis lançou este ano a nova apresentação de 4 ml, para atender às necessidades dos médicos veterinários, tornando-se ainda mais conveniente para as diferentes demandas do mercado.

“Como a prescrição deste medicamento é de injeção subcutânea de 1 ml para cada 10 kg de peso corporal do animal e a validade do frasco é de 28 dias após aberto, muitas clínicas sentiam a necessidade de ter a opção de um frasco menor, já que oferecíamos apenas o frasco de 10 ml ao mercado”, explica Marcela Tocchet, Gerente de Produtos de Animais de Companhia da Zoetis. “Com isso aumentaremos a facilidade do tutor encontrar Convenia”.

 

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2016, obteve faturamento de 4,9 bilhões de dólares. Para mais informações, acesse www.zoetis.com.br.

 Atendimento ao consumidor Zoetis: 0800 011 19 19