GERAR CORTE completa dez anos reunindo dados de três milhões de protocolos de IATF

Em 2016, grupo de técnicos percorreu sete estados brasileiros e reuniu mais de 400 pessoas. Maioria das fazendas conseguiu uma taxa de prenhez à primeira IATF acima de 50%. Algumas chegam a 70%.

A série de reuniões regionais do GERAR CORTE 2016 reuniu mais de 420 pessoas, a maioria técnicos integrados ao grupo, e cumpriu com o seu objetivo primordial: identificar oportunidades para melhorar os resultados reprodutivos, levando mais conhecimento aos profissionais que trabalham com protocolos de IATF (Inseminação Artificial em Tempos Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). O grupo, que comemora dez anos de existência, percorreu sete estados entre julho e setembro de 2016: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Maranhão e Minas Gerais.

“Ao reunir um grupo cada vez maior de fazendas e produtores, o GERAR nos possibilita trabalhar com uma estratégia diferenciada, por ser um grande canal de evolução e propagação de conhecimento, sustentado por discussões técnicas altamente qualificadas. O resultado é o aumento de eficiência e produtividade nas fazendas”, destaca Paco Ortiz, diretor presidente da Zoetis Brasil, que participou de reuniões do programa em 2016.
“Os encontros seguiram o mesmo modelo de sucesso que consagrou o trabalho do GERAR, ou seja, trocamos informações e experiências que certamente irão resultar em melhorias dos manejos reprodutivos a serem efetuados na próxima estação de monta”, aponta José Luiz Moraes Vasconcelos, o professor “Zequinha”, da FMVZ-UNESP/Botucatu-SP, mediador das reuniões e responsável pelas análises dos dados reprodutivos.
Rodrigo Valarelli, Gerente de Marketing e Serviços Técnicos da Unidade de Negócios de Bovinos da Zoetis, destacou o engajamento dos técnicos envolvidos com o GERAR ao longo desses dez anos de existência. “São profissionais bastante comprometidos com os princípios básicos do projeto, que é reunir o maior número possível de informações relacionadas aos protocolos de IATF e TETF e, a partir desse banco de dados, buscar soluções para melhorar, a cada estação de monta, os índices reprodutivos”.

O Gerente da Linha de Cria – Bovinos da Zoetis, Mauro Meneghetti, lembra que, atualmente, a maior parte das fazendas que entregam dados de IATF ao GERAR consegue uma taxa de prenhez à primeira IATF acima de 50%. Além disso, algumas propriedades atendidas por técnicos do GERAR têm conseguido índices médios de prenhez acima de 70% logo na primeira Inseminação em Tempo Fixo. “Ficamos muito orgulhosos de poder seguir trocando informações e contribuindo para a alta produtividade nas fazendas de corte”, ilustra Meneghetti.
Riqueza de dados – O grupo de técnicos mantém atualmente um banco de dados com 2.996.900 protocolos de IATF. “Não há no mundo um grupo que tenha alcançado tal marca”, enfatiza Izaias Claro Junior, Coordenador de Serviços Técnicos – Bovinos da Zoetis. O GERAR foi criado em 2006 e começou a coletar os dados de campo no ano seguinte. O número de fazendas participantes saltou de 73 (em 2007) para 1.236 (em 2016). Neste período, o grupo também elevou bastante a sua base de técnicos: de 40 para 250.

As informações coletadas pelo GERAR são muito variadas e de alta qualidade, com destaque para a expressiva evolução dos resultados de IATF das fazendas orientadas pelos técnicos do grupo. Da estação de monta 2007/2008 para 2015/2016, a taxa média de prenhez à primeira IATF saiu do patamar de 48,2% para quase 52%. “Trata-se de avanço bastante significativo, pois é preciso considerar que, nesse período de dez anos, o número de matrizes inseminadas saltou de 36.148 (em 2007) para 824.486 (dados da última estação de monta)”, compara Izaias. Segundo ele, quanto maior o número de animais inseminados, maior é o desafio de conseguir bons resultados à IATF, devido à variação da qualidade do rebanho.

GERAR LEITE – Desde 2014, trabalho semelhante é realizado em gado de leite. O GERAR LEITE já conta com cinco regionais (RS/SC, PR, SP, MG e GO) e com a participação de quase 150 técnicos, que enviam dados e contribuem na evolução dos resultados em fazendas produtoras de leite.

Sobre o GERAR CORTE

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalham e discutem inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR.