Três coisas que você precisa saber sobre gripe canina

Conhecida como Tosse dos Canis, e tecnicamente como Doença Infecciosa Respiratória Canina, a doença pode ocorrer em todas as estações do ano e seu contágio é rápido

A gripe canina acomete desde filhotes até cães idosos. O contágio pode acontecer em qualquer época do ano, pelo ar ou por meio do contato direto com outros cães e em lugares onde há muitos animais, como parques, praças, pet shops, e até em um simples passeio na rua.

Conheça mais sobre a doença, tratamento e como evitá-la:

1. Assim como nos humanos, os sintomas normalmente começam com uma tosse, geralmente seca, forte e persistente, que pode ser agravada após algum esforço físico, causando dificuldades respiratórias e ânsia de vômito. “Muitos proprietários relatam que o animal parece estar engasgado”, conta Alexandre Merlo, gerente técnico da Zoetis. Outros indícios podem ser febre, perda de apetite e apatia. Ao notar esses sintomas, o recomendável é levar o cãozinho ao veterinário.

2. Uma gripe canina que não foi bem cuidada pode evoluir para um quadro clínico de pneumonia, por isso ela deve ser combatida rapidamente com apoio do seu médico veterinário.

3. Algumas formas de prevenção da gripe canina são semelhantes aos cuidados tomados para evitar a gripe humana. É preciso deixar o cão longe do frio, mantê-lo em local coberto e sem correntes de vento, acomodá-lo em camas, casas, oferecer mantas e vaciná-lo. “A vacinação é uma aliada importante para proteger o animal da gripe não só durante o inverno. É fundamental imunizá-lo precocemente, a partir dos dois meses de idade, antes que ele entre em contato com os agentes causadores da enfermidade”, afirma Alexandre.

A Zoetis, líder global em saúde animal, possui diferentes vacinas que auxiliam na proteção contra a gripe canina. Uma delas é a BronchiGuard®, vacina injetável, que pode ser implementada nos programas de imunização. “O cão pode ser protegido ainda filhote, a partir da 8ª semana de vida, sendo a primeira vacinação composta de duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas. Essa proteção deve ser reforçada anualmente, em dose única. Monovalente, a vacina age contra o principal agente causador da gripe canina, a bactéria Bordetella bronchiseptica. Outra opção que oferecida pela Zoetis é a Bronchi-Shield III: vacina intranasal, composta por três agentes envolvidos na gripe canina e que dispensa o uso de agulhas, ideal para a vacinação de filhotes. É indolor e uma alternativa excelente quando uma rápida proteção é necessária ao animal”, explica Fabiana Avelar, Gerente de Produto da Zoetis.

Com o objetivo de orientar os proprietários e responder às dúvidas mais frequentes sobre a gripe canina, a Zoetis desenvolveu um vídeo para informar de forma lúdica. Ele está disponível na página da Zoetis no YouTube ou diretamente no link: https://www.youtube.com/watch?v=xnH6v_DM4sc.