Brasil

Diarreia

O que é?

As diarreias consistem na defecação de fezes amolecidas ou de consistência aquosa, em consequência de algum distúrbio intestinal (enterite), o qual pode ter diversas causas: infecções virais, bacterianas, por coccídeos, verminoses, intoxicações alimentares, entre outras.

As diarreias debilitam intensamente o animal, pois nestas condições, a absorção de nutrientes no intestino fica comprometida e a intensa eliminação de água através das fezes causa desidratação. A diarreia é extremamente importante em bezerros, pois é uma das principais causas da morte de animais nas primeiras semanas de vida.

Como detectar a doença?

Geralmente um pouco antes ou logo no inicio das diarreias, há um aumento da temperatura corporal (febre), superando 40 °C. Em seguida, inicia-se a defecação de fezes amolecidas (diarreia), muitas vezes bastante aquosas. Nesta fase, os animais podem apresentar sinais de fraqueza e desconforto abdominal severo, devido à tensão dolorosa. As fezes têm odor forte e podem conter muco, pedaços de mucosa ou mesmo grandes coágulos de sangue. Uma forma bastante simples de detectar o problema, sem precisar ver os animais defecando, consiste em observar o posterior e a cauda dos animais, os quais estarão bastante sujos de fezes.

Como tratar?

O tratamento das diarreias consiste na administração de antibióticos de largo espectro (como Terramicina® mais). A dose indicada é de 1 mL para cada 10 kg de peso corporal, pela via intramuscular profunda, e não devem ser injetados mais de 10 mL em um mesmo local. Em casos muito graves, o animal geralmente apresenta desidratação, e a infusão de soro hidratante é necessária.

Extraído e adaptado do BeefPoint. Autores: Everaldo Dutra (Professor Adjunto do DAPSA, Unesp, Campus de Araçatuba, SP) e Luiz Carlos Louzada Ferreira (Médico-veterinário autônomo, Campo Grande, MS). Literatura consultada para onfalite: Riet-Correa et al. 1998. Doenças dos ruminantes e equinos. Editora Universitária, Pelotas, RS. 658 p.