Brasil

Vídeo/Áudio"

ARTIGOS

Conheça os danos do estresse térmico e como proteger seu rebanho

A sanidade, a reprodução e a produtividade de um rebanho são pilares da atividade leiteira. E os três podem ficar comprometidos se o animal estiver sofrendo o que os especialistas e produtores conhecem como estresse térmico ou estresse calórico.

Nessas situações, a combinação de alta temperatura do ambiente e umidade do ar eleva a temperatura corporal dos animais e impacta diretamente na produção e na reprodução. Além disso, o aumento de temperatura favorece o surgimento de algumas doenças que encontram no clima quente e no manejo inadequado condições para se desenvolver.

Para se ter uma ideia do grau de impacto, estudos apontam para uma redução de 6% a 16% no consumo alimentar de vacas em lactação em estresse térmico.

A diminuição do apetite afeta diretamente a produtividade e a proporção de sólidos no leite porque o animal ingere menos energia e proteína, as bases para a produção de leite. Outros estudos indicam que a queda na eficiência do uso de energia, nesses casos, chega a impressionantes 50%.

A reprodução também é afetada: pesquisas mostram que apenas 1°C de aumento na temperatura retal já impacta significativamente na fertilidade das vacas.

Estratégias de manejo que fazem a diferença na redução do estresse térmico

Algumas das dicas para evitar o estresse térmico no seu rebanho são muito simples, mas fazem toda a diferença.

A primeira e mais óbvia: aumente os espaços de sombra nos galpões, currais de espera e pasto. O sol direto no animal, por muito horas, impacta drasticamente na elevação do estresse térmico. Também diminua as distâncias de deslocamento do animal.

Disponibilize água em abundância em todas as fases de desenvolvimento da vaca: bezerras, novilhas, vacas em lactação e vacas secas.

Aprimore os sistemas de ventilação dos galpões, currais de espera e outras estruturas da propriedade. Isso, aliás, não só reduz o estresse térmico como diminui o risco de doenças respiratórias -- outro grande mal da pecuária leiteira.

Outra importante prática de manejo é o resfriamento das vacas através da aspersão de água, por exemplo. O resfriamento traz benefícios em todas as fases do animal e é especialmente importante no pré-parto, trazendo ganhos de produtividade, saúde e eficiência reprodutiva.


Quer saber mais sobre esse assunto? Entre em contato com um de nossos consultores.

Clique aqui