Cães, Gatos

5 dicas para destacar sua clínica veterinária no ambiente digital

Já ficou para trás a época em que estar presente no ambiente digital era apenas uma opção para os negócios. Assim como o mercado pet, as ferramentas e possibilidades de divulgação neste universo vêm crescendo, e com elas cresce também a necessidade de adaptação para impactar o cliente dentro e fora da clínica veterinária.

Quer desenvolver uma estratégia digital para sua clínica e não sabe por onde começar? Confira essas 5 dicas e comece a se destacar neste universo tão dinâmico:

 

  1. Tenha um site institucional

O site institucional de sua clínica veterinária deve ser muito mais do que um portal que abrange a identidade visual da sua marca. Ele é, na verdade, a imagem da sua clínica no ambiente virtual que poderá servir como uma porta de entrada para atrair novos clientes.

Quando falamos sobre um website, é muito importante pensar na funcionalidade e adaptabilidade em diferentes dispositivos, pensando em garantir a mesma experiência de navegação em desktop, mobile e tablet, por exemplo. Existem profissionais no mercado que poderão te ajudar neste desenvolvimento e na manutenção de conteúdo.

O mais importante é que você possa utilizar o seu site estrategicamente para apresentar a sua clínica, diferenciando-se de seus concorrentes, divulgando para seus visitantes quais são os serviços oferecidos, quem são os profissionais e especialistas que fazem parte do seu time de sucesso. Mostre que você domina o assunto de saúde e qualidade de vida animal com artigos, blog e dicas de cuidados. Uma boa ideia é incluir depoimentos e avaliações de clientes, construindo a credibilidade para sua marca. Não se esqueça de informações básicas, como telefone, e-mail e outros contatos, endereço, como chegar e horário de funcionamento.

 

  1. Aposte em conteúdo relevante nas redes sociais

Ter o perfil da sua clínica veterinária nas redes sociais, como Facebook e Instagram, significa que você terá um canal extremamente relevante para construir um relacionamento com seus atuais e potenciais clientes.

Além disso, é uma oportunidade única de levar conhecimento e orientar corretamente os pais e mães de pets em relação a como cuidar melhor da saúde e qualidade de vida de seus animais. Aproveite para reforçar o papel do médico veterinário, mostrando qual a importância de levar o animal para uma consulta, entre outros assuntos.

Por isso, ao criar sua presença digital nas redes sociais, invista tempo em planejar e desenvolver uma pauta de conteúdo relevante para seu público e lembre-se de aproveitar a oportunidade para divulgar seus serviços com uma frequência de postagens adequada.

Não se esqueça de investir em impulsionamento de posts. Quando você impulsiona um post nas redes sociais, você consegue atingir a muito mais pessoas do que um conteúdo orgânico, ou seja, aquele conteúdo que não possui investimento.

 

  1. Use o Google como um canal estratégico para seu negócio

Não há dúvidas de que estar presente no Google e entender suas ferramentas possibilitam aumentar a visibilidade e até mesmo ajudar na percepção de credibilidade de sua marca.

Por isso, uma dica valiosa para quem está buscando visibilidade nesta plataforma é cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio. É uma ferramenta gratuita e conectada com o mecanismo de buscas da plataforma, bem como o Google Maps.

Ao criar uma página exclusiva da sua clínica veterinária com informações básicas – como endereço, horário de funcionamento, serviços oferecidos e respostas à avaliações de clientes, por exemplo –  você pode aparecer com mais frequência para usuários que estejam buscando um serviço exatamente como o seu, aumentando em 70% a probabilidade de você ser visitado durante uma busca no Google e em 38% as chances de você receber, de fato, novas pessoas em sua clínica.

 

  1. Saiba quem são os seus clientes

O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma série de sistemas e ferramentas que buscam automatizar as formas de armazenar e entrar em contato com seus clientes.

Invista em uma plataforma para o seu negócio e preze pela qualidade das informações que você busca armazenar: desde informações básicas, como nome do paciente, nome do tutor, data de aniversário, espécie, entre outros, até informações que permitam uma comunicação mais personalizada, como medicamentos administrados, registro de visitas à clínica, datas de vacinação, evolução de resultados de exames, entre outros.

Apenas fique atento às regras relacionadas à LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, que regulamentam a segurança dos dados e o consentimento do cliente para armazenamento e utilização dos mesmos.

 

  1. Mantenha comunicação ativa com seus clientes

Imagine que um cliente foi até a sua clínica buscando um tratamento para seu animalzinho, passou pela consulta e voltou para casa. Mesmo saindo de lá com as devidas orientações, será que ele vai retornar? Seja para verificar a evolução do tratamento, para aplicação de vacina ou simplesmente para uma consulta de check-up preventivo, muita coisa pode acabar ocorrendo neste meio tempo: desde o cliente ser impactado pela comunicação de outra clínica ou até mesmo acabar se esquecendo de retornar na data ideal.

Por isso, é essencial que você mantenha uma comunicação ativa com seus clientes, buscando fideliza-los e continuar impactando mesmo quando eles não estão dentro de sua clínica.

Tendo uma plataforma de CRM e prezando pelas informações ali armazenadas, você consegue planejar e entrar em contato com seu cliente de forma automática e eficaz. Alguns exemplos de conteúdo para entrar em contato com seus clientes:

  • Lembrete de vacinação;
  • Lembrete de administração de um medicamento, como vermífugo ou antiparasitário;
  • Lembrete de limpeza dentária/tártaro;
  • Lembrete de banho/tosa (caso sua clínica ofereça esse serviço);
  • Mensagem de comemoração de aniversário do animalzinho;
  • Envio de resultado de exames (caso sua clínica ofereça esse serviço);
  • Lembrete e confirmação de consultas agendadas;
  • Divulgar um novo produto/serviço que chegou na sua clínica;
  • Enviar promoções e ofertas personalizadas;
  • Mensagem incentivando o cliente a voltar para a clínica para fazer um check-up;
  • Pesquisa de satisfação após uma consulta;
  • Pequenas dicas de cuidados, prevenção de doenças, saúde e bem-estar;
  • Entre uma infinidade de assuntos!

Basta você definir qual a melhor ferramenta para executar esta comunicação de forma automatizada. Você consegue estabelecer uma comunicação de forma gratuita com seu cliente utilizando plataformas como o WhatsApp Business, por exemplo. Mas também existem alternativas mais robustas no mercado, como softwares de gerenciamento de comunicação que possuem integração com diversas plataformas, incluindo e-mail marketing, SMS, entre outros.

Se você ainda tem dúvidas de que apostar em uma comunicação assertiva com seu cliente valha a pena, lembre-se de que, de acordo com o especialista em marketing Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais que manter um atual”.

Portanto, mantenha-se presente para que seu cliente sempre lembre de você e aumente a probabilidade dele retornar para sua clínica, aumentando a gama de serviços e produtos adquiridos.



Giuliana S. Silva

Anna Laura Pricoli

Publicitária com MBA em Marketing Digital, atuando na área de Marketing da Zoetis há 8 anos.
https://www.linkedin.com/in/annapricoli/