Frangos de Corte, Vacinação in ovo

Idade de injeção Vacinação in Ovo: como combinar as variáveis de proteção e eclosão na injeçãovacina In Ovo

A imunidade precoce contra vírus como o da doença de Marek é um dos maiores benefícios da injeção In Ovo. No entanto, essa precocidade tem limitações, já que não é possível ter todos os embriões no mesmo estágio de desenvolvimento no momento da injeção, como seria ideal.

Algumas variáveis como linhagem, idade do lote da reprodutora, fertilidade, dias de estoque, tipo de equipamento, podem influenciar no desenvolvimento embrionário e precisam ser levadas em conta quando planejamos uma incubação.

A adoção de equipamentos de incubação de estágio único vem aumentando, pois eles permitem o desenvolvimento mais uniforme dos embriões. Contudo, é preciso levar em conta as variáveis citadas acima para evitar uma influência negativa no desenvolvimento uniforme dos embriões, o que pode gerar impactos no momento da transferência e/ou eclosão.

Todo o manejo a ser realizado no processo de incubação deve ser feito de modo que no momento que definirmos a idade de injeção, dentro em um faixa específica de tempo de incubação, a população (carga de ovos a serem injetados na incubadora) esteja no mesmo estágio embrionário de desenvolvimento, dentro dos limites mínimos necessários.

Quando buscamos o benefício da imunidade precoce, devemos injetar os embriões que superaram o estágio mínimo de injeção in Ovo. Assim, mantemos condições controladas e ideais de desenvolvimento dentro do nascedouro enquanto a imunidade se desenvolve.

como realizar vacinação in ovo

Para evitar os riscos da injeção em estágio demasiadamente precoce, procuramos injetar embriões próximo aos 19 dias de incubação, quando certamente todos estarão no estágio adequado de injeção, independente dos fatores que determinam desuniformidade. Nesse caso, é preciso controlar o desenvolvimento dos embriões, indicado pelo percentual de bicagem externa, que deve ser de no máximo 1%.

Processo de Vacinação in Ovo em vídeo

Para saber mais sobre o sistema de vacinação da Zoetis acesse o vídeo:

Autores:

José Fernando Truzzi – Médico-Veterinário | Biodevices – Aves

José Fernando Truzzi

José Fernando Truzzi

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!

Edson Ploncoski – Médico-Veterinário | Biodevices – Aves

Edson Ploncoski

Edson Ploncoski

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!