Cães, Gatos

MERCADO PET E SEUS GRANDES NÚMEROS

Apesar da retração econômica em muitos setores como consequência dos impactos causados pela pandemia, o mercado pet vem apresentando resultados positivos. O crescimento apresentado nos últimos anos possibilitou ao Brasil avançar uma posição no ranking global de maiores mercados pet, em faturamento.

Estimava-se que o mercado pet brasileiro fosse crescer aproximadamente 6% em 2020, comparado ao ano anterior. Porém, no 2º semestre de 2020, o crescimento estimado passou para 13,5%. Projetando um faturamento de R$ 40,1 Bi para o setor, segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB).

Ainda segundo o IPB, o comércio eletrônico de produtos pet apresentou um crescimento de 65,5% no mesmo período, atingindo o patamar de R$ 2,47 Bi em faturamento, impulsionado, principalmente, pela aceleração digital causada pela pandemia.

O mercado pet representa cerca de 0,36% do PIB brasileiro e está segmentado da seguinte maneira: PET FOOD (alimentos), PET VET (produtos veterinários) e PET CARE (cuidados com a saúde e higiene do pet).

Como resultado desse crescimento, o Brasil passou a ser o segundo maior mercado de produtos para pet, representando 6,4% do faturamento global, posição antes ocupada pelo Reino Unido. A primeira posição segue ocupada pelos Estados Unidos, que representa 50% do faturamento total do mercado.

O segmento pet apresenta constante crescimento dentro do setor de saúde animal e vem ganhando cada vez mais importância quando comparado com os demais segmentos do setor. Confira abaixo os gráficos comparativos dos mercados global e nacional:

(Fonte: Vetnosis)

(Fonte: SINDAN/Comac)

Ainda restam dúvidas de que esse mercado vem ganhando notoriedade?!



Giuliana S. Silva

Giuliana S. Silva

Analista de Marketing e Vendas, formada em Marketing e cursando Pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing.


Fontes:

2019 Mercado Pet Brasil. Disponível em: http://abinpet.org.br/mercado/
Informações gerais do setor Pet. Disponível em: http://abinpet.org.br/infos_gerais/
Brasil torna-se o segundo maior mercado de produtos pet. Disponível em: https://forbes.com.br/principal/2020/08/brasil-torna-se-o-segundo-maior-mercado-de-produtos-pet/
Por que a crise não atinge o mercado pet, com alta de 13,5% durante a pandemia?. Disponível em: https://exame.com/bussola/bussola-live-economia-animal-o-crescimento-do-mercado-pet-no-brasil/
Sumário Executivo COMAC 2020- Mercado Brasileiro de Saúde de Animais de Companhia.