Gatos, Imunização

Novo Guideline de Doencas Retrovirais AAFP 2020 Parte 1 - FIV e FeLV

A American Association of Feline Practioners (AAFP) publicou dia 9 de janeiro de 2020 no Journal of Feline Medicine and Surgery uma atualização das Diretrizes de Teste e Gestão de Retroviroses Felinas, que detalha as mais recentes descobertas a respeito da patogênese, diagnostico, prevenção e tratamento das retroviroses, tendo como enfoque a Imunodeficiência Viral Felina (FIV) e Leucemia Viral Felina (FeLV), que acometem gatos em todo o mundo.

Essas diretrizes foram elaboradas a partir de um compilado de diversas publicações e relatos atuais sobre o assunto por um painel internacional de especialistas, possibilitando uma atualização da última publicação dessas diretrizes, que ocorreu em 2008.

O documento é voltado para a prática dos médicos veterinários, mas possui também um breve folheto com informações voltadas aos tutores de gatos sobre a transmissão, testes e precauções com as doenças.

Neste texto serão abordadas as principais atualizações nas diretrizes de teste e gestão de retrovírus felino.

FIV

A FIV é causada por um retrovírus do gênero lentivirus (mesma família e subfamília do HIV) e sua principal via de transmissão é a saliva, no entanto, o vírus precisa ser inoculado, de forma que a transmissão ocorre geralmente pela mordida.

O período de latência é longo e variável e ocorre com maior incidência em gatos machos, com acesso a rua e não castrados.

A infecção pelo vírus da FIV ocorre em 3 fases:

  • Aguda/primária: viremia, febre e neutrofilia;
  • Assintomática/latente: depleção gradual de linfócitos T CD4+ e aumento de linfócitos T CD8+;
  • Disfunção imune progressiva: sintomática, entrando na síndrome da imunossupressão e predispondo a doenças oportunistas e neoplasias.

Durante a fase aguda, o gato apresenta sinais brandos de infecção que podem passar despercebidos pelo tutor. Em seguida, o gato progride para fase assintomática, na qual permanece por boa parte da vida, de forma que a maior parte desses gatos não são diagnosticados a não ser que sejam testados. Esses gatos podem progredir para uma fase sintomática de disfunção imunológica progressiva.




FeLV

A FeLV é um gamarretrovírrus que predispõe ao desenvolvimento de câncer. Acomete mais frequentemente gatos filhotes e jovens que vivem em colônias, no entanto, em decorrência da exposição contínua dos gatos ao vírus sua prevalência acaba sendo maior em gatos mais velhos. A transmissão se dá, principalmente, pelo contato próximo entre gatos e troca de secreções, principalmente a saliva.

A leucemia felina possui 5 subtipos, sendo o subtipo A a forma transmissível, que pode mutar para os demais subtipos B, C, D e E, que são mais patogênicos.

O vírus pode seguir diferentes formas de infecção:

  • infecção abortiva, no qual ocorre eliminação do vírus;
  • infecção regressiva, no qual ocorre viremia transitória/”latência”;
  • infecção progressiva, no qual ocorre viremia persistente com dispersão do vírus pelo sangue.

Os gatos infectados por FeLV que possuem uma boa resposta imunológica podem eliminar o vírus, desenvolvendo uma infecção abortiva. Nesses casos, os exames sorológicos são incapazes de identificar o vírus, de forma que é impossível reconhecer os gatos que tiveram infecção abortiva, uma vez que não há como diagnosticá-los.

Existem, também, gatos com boa resposta imunológica, mas que não conseguem eliminar o vírus. Nestes casos, ocorre infecção regressiva, o que é caracterizada pela ausência de vírus na circulação (ou baixíssima carga viral), porém com persistência do DNA proviral na medula óssea desses animais. Geralmente os gatos não desenvolvem doença em infecção regressiva. Os exames diagnósticos, nestes casos, podem apresentar resultados variáveis de acordo com o momento da vida do animal, resultados serão negativos enquanto o vírus não estiver circulante (“latência”) e potencialmente positivos em situações de stress ou queda imunológica. Ou seja, esses gatos podem transitar entre fases de infecção regressiva e progressiva.





Carlos Alberto Geraldo

M.V. MSc. Carlos Alberto Geraldo Jr

Graduado em Medicina Veterinária pela UNIPINHAL em 2002.

 Mestre em Clínica Veterinária pela FMVZ-USP em 2009, sob orientação do Prof° Dr° Archivaldo Reche Jr, com ênfase nas doenças infecciosas de felinos.

 Foi Médico Veterinário contratado do HOVET-UNIPINHAL 2003-2009 (Clínica Médica e Anestesia de pequenos animais).

 Professor de Terapêutica aplicada do curso de Medicina Veterinária da UNIPINHAL em 2009.

 Professor de Clínica Médica de Pequenos Animais do curso de Medicina Veterinária da FMU de 2010 a 2013.

 Coordenador da sala de Medicina felina do Congresso das Especialidades em 2013 e 2015 e do CAT CONGRESS em 2017, 2018 e 2019.

 Nos últimos 5 anos realizou mais de 100 palestras na área de medicina felina em diversas regiões do Brasil, incluindo cursos de pós-graduação, congressos regionais e nacionais, bem como participação em cursos internacionais e conferências on-line. 

 Há 11 anos atuando como Médico Veterinário da Clínica de Especialidades Vetmasters, com atendimento exclusivo a felinos. 

 Sócio proprietário da Clínica MasterCat em Jundiaí, realizando atendimento exclusivo a felinos desde 2018, sendo a única clínica especializada em gatos da região.

 Membro associado da American Association of Feline Practitioners