Cães, Gatos

A importância estratégica do médico-veterinário

Médico-veterinário também é vendedor! Sim, esta afirmação é verdadeira. Aliás, todos nós somos vendedores. Seja na medicina veterinária, medicina, arquitetura ou qualquer outra profissão.

Para muitos(as) colegas médicos-veterinários a palavra VENDER parece uma grande ofensa aos seus princípios éticos como profissional isento, imparcial e focado “apenas” na saúde do animal e do ser humano.

É necessário falar sobre o assunto que parece um dogma na nossa profissão. Ter a consciência que para ser um profissional de destaque em qualquer área é primordial desenvolver a habilidade de vendas, entre outras competências.

Estar aberto a mudanças de padrões comportamentais podem reestruturar nossa mentalidade e abrir completamente a nossa cabeça, para entender de uma vez por todas, que todos somos vendedores e mais ainda, somos e devemos ser mais “marketeiros”. “Nossa, aí ficou ainda mais difícil!” Calma. Vamos trabalhar estes conceitos.

Primeiramente, nós nascemos com o dom de negociar. Você deve se lembrar (😊) que, com poucos minutos ou horas após nascido você negociou com alguém para te ajudar a se alimentar. Quando bebê, mais crescido, negociou o tempo todo o que desejava. Quando criança e adolescente, nem se fala. Foram inúmeras as vezes em que você foi marketeiro, se promoveu e buscou os resultados que queria. Logicamente, sem nem imaginar o que estava fazendo.

Mas vamos para a vida adulta. Vendemos a nossa imagem, nosso jeito de viver, nossa opinião, negociamos muitas e muitas coisas ao longo da vida. Portanto, somos todos vendedores sim. Tenha orgulho de ser um vendedor.

Use esta habilidade para trabalhar o que há de melhor na rotina de um clínico veterinário: a Medicina Veterinária Preventiva.

Um bom vendedor pode e deve buscar se aprimorar ou treinar para desenvolver todas as habilidades que podem ser desenvolvidas.

A arte de se comunicar e saber usar as técnicas corretas a seu favor te levará a um próximo nível. E eu garanto, quando as coisas fluírem naturalmente, você não vai querer mais parar. O sucesso vem, a prosperidade flui, a satisfação e o propósito afloram.

Você pode e deve ser um profissional, um médico-veterinário, que tem ética, caráter, humildade, amor ao próximo, compaixão, vontade de crescer na vida e ser um grande vendedor.

As oportunidades, quando focamos nesta área, são inúmeras. A satisfação que percebemos nos clientes quando falamos sobre saúde, não sobre doença, é imensa. Vender saúde é muito melhor do que vender as soluções para uma doença. Não acha?

Eu explico o porquê.

Conseguir se expressar e se comunicar bem, te trará inúmeros benefícios. Um dos primeiros, é que  seu cliente, tutor do seu paciente, irá se sentir mais seguro. Vender para quem confia no seu trabalho é muito mais fácil. Foque na venda da saúde. Quer coisa melhor que isso?

Uma ótima dica é atender as reais prioridades do cliente. Mas será que você está realmente entendendo tudo o que ele deseja? Ou será que algumas de suas crenças estão batendo na porta do consultório, fazendo com que você prejulgue o que o cliente realmente quer e pode pagar?

 

Como disse o consultor Paulo Eduardo Dubiel, “Negócio bom é aquele que atende as necessidades reais do consumidor”. Assim ele sairá satisfeito, você ficará feliz por ter ganho uma boa comissão, mas o principal será o orgulho e a felicidade de ter oferecido e feito o que deveria fazer.

Encantar o cliente, vender a prevenção ou o tratamento completo e correto e fazer com que ele te indique é o grande objetivo de ser um veterinário vendedor. O valor monetário virá, mas o foco é se diferenciar e ser o destaque de vendas da sua clínica.

Em todas as áreas da vida devemos entender que nascemos para ser abundantes. Isso mesmo! Abundantes de felicidade, de alegria, de doação, de parceria, de dinheiro, de amor, ou seja, em todas as áreas da nossa vida. Fomos criados para ter uma existência única e cheia de realizações e conquistas. E o propósito de trabalhar, ser uma pessoa diferenciada, fazer coisas incríveis, ter muito sucesso e uma mentalidade vencedora é que você nasceu para o estrelato. Acredite nisso. Acredite que todos podem ter sucesso sendo vendedores!

Para reforçar, listarei algumas das inúmeras chances de encantar o cliente e ser bem remunerado por isso. Além de potencializar a retenção de clientes e aumentar o volume de serviços que ele fará ao longo da jornada junto com você:

  • Vacinação anual com um protocolo mais completo possível;
  • Esclarecer e investir o tempo da consulta com orientações sobre a alimentação adequada para aquele paciente;
  • Programa de controle de peso e emagrecimento;
  • Controle periódico de parasitas. Aqui existem diversas oportunidades de mostrar o valor da prevenção para o tutor;
  • Cuidados periódicos com os dentes;
  • Reavaliação periódica, exames de sangue, consultas e todos os exames de imagem possíveis.

São atitudes simples que por vezes deixamos de lado ou damos pouca importância na nossa rotina. Tenha a medicina veterinária preventiva como mola mestra do teu negócio. Crie métodos e processos para encantar o tutor com atitudes proativas que o farão se tornar um cliente “eterno”, que recomenda os seus serviços para todos. Mostre todo seu diferencial. Você é único!

Para facilitar as ações, faça parcerias com empresas sérias, que têm o propósito e a cultura do cuidado constante e se preocupam com a saúde dos animais, tutores e dos médicos-veterinários.

Não negligencie seu sucesso! Tenha certeza que escolheu a profissão mais gratificante do mundo, mas para uma carreira de sucesso você precisa desenvolver habilidades, como a de vendas, que te levarão ao próximo nível.

Vamos juntos?

“Não lute para ter grandes clientes. Trabalhe para conquistar bons e fiéis amigos.” – Fernando Guifer (jornalista)

“Satisfazer o cliente é obrigação, o diferencial é mantê-lo encantado!” – Paulo Eduardo Dubiel – Consultor, gestor, publicitário e jornalista.

1 autor da frase: Paulo Eduardo Dubiel.