E Coli, Food Safety, Frangos de Corte, Gumboro, Postura Comercial, SAÚDE INTESTINAL, SAÚDE RESPIRATÓRIA

Manual de Monitoria da Bolsa de Fabrício discute uma forma prática de realizar a avaliação desse importante órgão do sistema imune das aves.

A imunossupressão das aves resulta em resposta deficiente às vacinas e em maior chance de desenvolvimento de doenças infecciosas. Por isso, dedicamos um volume exclusivo à Bolsa de Fabrício (BF), no qual discutimos um sistema de monitoria prático e aplicável através do bursômetro desenvolvido pela Zoetis e amplamente utilizado para acompanhamento da acuracidade de diversos programas de vacinação em aves, do desempenho das vacinas utilizadas, e da intensidade do desafio de campo diante da doença de Gumboro.

Esse programa de monitoria permite avaliar a eficácia das vacinas e do esquema de vacinação usados no controle das enfermidades imunossupressoras. Além disso, fornece parâmetros para a avaliação da morfologia e da integridade anátomo-fisiológica da BF das aves submetidas a um determinado esquema de vacinação, criando uma base de dados que poderá ser muito útil para a tomada de decisões estratégicas no futuro.

anatômicas e funcionais da bolsa de fabricio

A manutenção constante dos dados obtidos na monitoria também possibilita a comparação dos resultados de diferentes unidades ou microrregiões de uma empresa, ou de empresas atuantes no contexto regional ou nacional, além da avaliação de diferentes programas vacinais.

anatômicas e funcionais da bolsa de fabricio

Baixe agora esse precioso material e saiba tudo sobre o procedimento de monitoria da BOLSA DE FABRÍCIO. Não deixe de acessar o Manual de MONITORIA DA BOLSA DE FABRÍCIO e os demais volumes da Coleção Zoetis Avicultura em Prática.

Acessar a coleção: https://www2.zoetis.com.br/especies/aves/avicultura-em-pratica/

Autor:

M.V. Dr. Eduardo Muniz – Gerente de Serviços Técnicos e Outcomes Research | Zoetis – Aves

Eduardo Muniz

Eduardo Muniz

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!