E Coli, Food Safety, Frangos de Corte, Postura Comercial, Vacinação in ovo

A importância dos “garantidores” na injeção In Ovo: sensores e procedimentos

A contribuição operacional e biológica do processo In Ovo na produção avícola é indiscutível e facilmente constatada, já que ele é amplamente empregado de pequenos a grandes incubatórios, nos quais são gerados pintos comerciais e aves para reprodução de alto valor agregado.

Isso só é possível graças à eficácia do processo. Sua grande confiabilidade se deve ao uso de diferentes dispositivos e procedimentos aplicados de maneira simples e prática, permitindo fáceis checagens e correções. Caso contrário, não seria possível a aplicação da injeção In Ovo de forma tão generalizada e no volume necessário para atender as operações avícolas onde diariamente centenas de milhares de pintos são produzidos a partir dos ovos injetados.

engenharia e biológica

Alguns simples dispositivos eletrônicos estrategicamente incorporados às vacinadoras podem ser considerados “garantidores” do processo de injeção. Entre os vários existentes, está o sensor de líquido que acusa a falta da vacina quando o bag fica vazio, mesmo que haja desatenção de um operador. Há também outro sensor de líquido que indica quando o nível de desinfetante está chegando a um ponto crítico, caso um operador esqueça de reabastecê-lo com quantidade suplementar do produto.

engenharia e biológica

Associado a esse dispositivo, temos o sensor de fluxo da bomba de desinfetante que certifica que esse componente esteja operando corretamente e garante a desinfecção sistemática das agulhas após cada injeção, que é essencial ao processo. Caso a bomba de desinfetante não esteja operando corretamente, esse sensor indicará sua falha ou a falta de líquido dispensado através do sistema.

Além dos dispositivos, alguns procedimentos básicos também são “garantidores” do processo. A placa de controle de qualidade da injeção, que deve ser aplicada com frequência pré-estabelecida, permite visualizar se todas as agulhas estão desobstruídas e dispensando vacina corretamente. Esse procedimento simples permitirá a correção imediata se constatada alguma agulha que não esteja dispensando vacina em função de alguma obstrução por fragmento de casca de ovo, por exemplo. Não menos importante na placa de controle de qualidade, a observação da dispensa do desinfetante auxilia na identificação e correção de eventuais problemas no sistema de desinfeção.

Resumidamente, podemos dizer que a injeção In Ovo Zoetis é resultado do uso de um equipamento eficaz para a realização de um processo com alto grau de confiabilidade, suportado por um conjunto de dispositivos e procedimentos que facilmente evitam ou corrigem desvios com objetivo de maximizar os resultados produtivos.

Para saber mais sobre o sistema de vacinação da Zoetis acesse o vídeo:

Autores:

José Fernando Truzzi – Médico-Veterinário | Biodevices – Aves

José Fernando Truzzi

José Fernando Truzzi

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!

Edson Ploncoski – Médico-Veterinário | Biodevices – Aves

Edson Ploncoski

Edson Ploncoski

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!