Biosseguridade, Food Safety, Frangos de Corte, Outras doenças, Postura Comercial, SAÚDE RESPIRATÓRIA

Qual é a melhor via de aplicação para vacinar aves contra Metapneumovírus?


Fonte: Acervo pessoal Zoetis e https://docplayer.com.br/63166536-Vacinas-em-aves-prof-esp-walderson-zuza.html

Uma dúvida recorrente no dia a dia das granjas é a via correta de aplicação da vacina replicante (viva) contra AMPV. Dentro das metodologias conhecidas de vacinação, destacam-se a vacinação por spray, ocular e via água de bebida.

Cada uma dessas formas apresenta fortalezas e pontos de atenção. Por esse motivo, é importante conhecer muito bem os mecanismos percorridos pela vacina e a fisiopatologia da doença em questão. Esse conhecimento é pré-requisito para alcançar uma vacinação efetiva e que gere menos manejo para as pessoas envolvidas.

Um trabalho desenvolvido na Inglaterra, em 2010, conduzido por Ganapathy K et,. al. conseguiu elucidar essas dúvidas.

Foram utilizados 4 galpões comerciais de frangos de corte e 3 diferentes vias de aplicação de vacinas (spray, ocular e água de bebida), cada tratamento foi conduzido em um galpão, além de terem destinado um ao controle.

As aves receberam a vacina para Metapneumovírus aos 10 dias de vida, e 21 dias após a vacinação foram desafiadas com o AMPV subtipo B isolado de campo. Foram avaliadas lesões, identificação do vírus desafio e sorologia ao longo do experimento.

No gráfico é possível ver a diferença da soroconversão nos 4 tratamentos e que as avaliações relacionadas ao grau de lesão e identificação do AMPV de campo foram iguais nos tratamentos que receberam a vacina.

Embora a sorologia não tenha apresentado resultados iguais entre as aves vacinadas e desafiadas, o trabalho mostrou que as diferentes formas de aplicação foram suficientes para combater a doença clínica. Corroborando a importância da imunidade local mediada por células que desempenham o papel principal na proteção contra a doença e eliminação do vírus. Também ficou evidente que a imunidade humoral tem pouca ação na infecção do AMPV, assumindo um papel crucial apenas na proteção circulante.

Esse estudo auxiliou no entendimento das vias de aplicação de vacina contra AMPV, visto que o manejo vacinal pode ser diferente nas distintas regiões do Brasil.

Uma outra dúvida constante na aplicação de vacinas para prevenção de doenças respiratórias é a possibilidade de realizar a vacinação conjunta como, por exemplo, as vacinas para New Castle, Bronquite Infecciosa e Metapneumovírus. Vacinas pouco reativas, mas muito imunogênicas para prevenir o AMPV são possíveis de associar às demais citadas. Essa prática facilita muito o manejo vacinal das granjas.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos, acesse sempre o blog Painel da Avicultura. 

Conheça nossas soluções de controle da síndrome da cabeça inchada ou Metapneumovirose por meio da nossa vacina viva.

Autor:

Gleidson SallesM.V. MSc Serviços Técnicos  | Zoetis – Aves

Gleidson Salles

Gleidson Salles

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!