Biosseguridade, Outras doenças, Postura Comercial

Colibacilose e a saúde única: impactos, preocupações e prevenção

O termo em inglês ´´One Health``, que em português significa saúde única, vem ganhando destaque nas discussões técnico-científicas das produções animais nos últimos anos, em todo mundo. Dentro da avicultura brasileira, não é diferente, importantes eventos nacionais vinculados ao cenário de produção de aves vêm abordando esse tema com destaque nos últimos tempos.

´´One Health`` refere-se às tratativas amplas e integradas sobre a saúde animal, a saúde humana e as condições do ambiente. Dados divulgados trazem que 3 em cada 5 novas doenças humanas que emergem no mundo tem origem nos animais. Um exemplo atual da gravidade da saúde única é a pandemia de COVID-19, que tem como principal suspeita de origem o animal.

Que a Colibacilose, causada pela Escherichia coli, é um grande problema para a avicultura, não é novidade para os profissionais do setor. Especialistas em sanidade das aves apontam a E. coli como a principal causa sanitária de prejuízos na avicultura brasileira na atualidade.

Na saúde humana, a E. coli também pode causar danos similares aos causados nas aves, com infecções entéricas e/ou sistêmicas, porém diferentemente do que acontece na produção avícola, em humanos, a maior parte dos desafios são entéricos.

Na medicina humana também existe grande preocupação com o aumento da resistência aos antibióticos que tem ocorrido nos isolados de E. coli, pois como nas aves, essa bactéria também é encontrada em quantidades significativas em condições normais, de forma comensal.

O aumento da resistência aos antibióticos e o aumento da patogenicidade das E. coli nas produções animais podem vir a ser um grande problema para a saúde pública também. Pois existem interações entre homens e animais em diversos âmbitos e seus microorganismos podem trocar genes, um exemplo disso são as interações dos mesmos via plasmídeos.

Por esses motivos, ressalta-se a importância das estratégias sanitárias para conter/controlar o avanço das E. coli com potenciais patogênicos nas produções avícolas.

Tendo em vista que os relatos de E. coli com alto poder patogênico e ampla resistência a diferentes antibióticos têm aumentado nas produções animais, é nosso dever, como profissionais da área avícola, elaborar e executar planos de contenção eficazes contra a potencialização e proliferação desse patógeno na avicultura.

Colibacilose e a saúde única: impactos, preocupações e prevenção.

https://www.facebook.com/medvetnizomarjunior/photos/a.965523020224203/965523026890869/

Autor:

M. V. Dircélio JuniorServiços Técnicos  | Zoetis – Aves

Dircélio Júnior

Dircélio Júnior

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!