Artigos Técnicos, Biosseguridade, Frangos de Corte, Postura Comercial

O importante papel das vacinas aviárias na saúde pública

Na época em que Edward Jenner, naturalista e médico britânico, descobriu a primeira vacina eficaz, muito pouco se sabia sobre os microrganismos ou mesmo sobre os mecanismos imunes envolvidos na fantástica luta entre hospedeiro e agente etiológico. No final do século XVIII, em maio de 1796, essa descoberta baseou-se na observação de que as mulheres responsáveis pela ordenha, quando expostas ao vírus bovino, tinham uma versão mais suave da doença. A experiência de usar pus das bolhas das mãos dessas ordenhadeiras em um menino de oito anos demostrou prevenir a varíola (ver figura). As primeiras reações dos cientistas e médicos foram uma tentativa de ridicularizar aquela prática, inclusive denunciando ser repulsivo o processo de infectar gente com material colhido e oriundo de animais doentes. No entanto, a convicção de Jenner e a repetição do procedimento em outras pessoas, inclusive em seu próprio filho, demonstrou as vantagens da vacinação pela criação da imunidade à varíola humana, uma das doenças epidêmicas mais mortais da humanidade. Hoje a varíola é considerada uma doença erradicada pela Organização Mundial da Saúde, graças aos esforços empreendidos em saúde pública onde a vacina foi uma ferramenta fundamental.

O importante papel das vacinas aviárias na saúde pública

Fonte: Edward Jenner museum

O enorme desenvolvimento tecnológico na área de vacinas constitui um dos pilares da evolução da medicina humana e veterinária e tem trazido benefícios evidentes no controle de doenças. Hoje existem projetos de desenvolvimento de vacinas de subunidades, vacinas baseadas em DNA, com nanopartículas e mesmo vacinas de vetores recombinantes. Desde que Jenner fez sua fantástica e corajosa experiência, a compreensão dos mecanismos envolvidos na formação da imunidade pelas vacinas bem como o entendimento da estrutura dos agentes causadores das doenças aumentou exponencialmente. Muito dessa ampliação do conhecimento se relaciona com o avanço da biotecnologia, onde tanto os microrganismos quanto o sistema imune são cada vez mais conhecidos em suas bases bioquímicas e moleculares.

A primeira vacina, desenvolvida por Edward Jenner, tinha como alvo um agente viral, o vírus da varíola humana. Por outro lado, as vacinas aviárias para prevenir doenças bacterianas como a Salmonella ou mesmo a E. coli tiveram um desenvolvimento muito mais lento, sendo o aparecimento da primeira delas no mínimo um século depois. Uma das razões da demora é que as bactérias são muito mais complicadas do que os vírus. Isso não quer dizer que um agente seja mais perigoso ou mais difícil de combater do que o outro, pois isso dependerá também das características de virulência de cada agente.

O fato é que hoje as vacinas aviárias desempenham um papel fundamental no controle das doenças zoonóticas onde o benefício da vacinação não se faz sentir apenas em animais de produção, mas também em seres humanos. Nem em sonho Edward Jenner imaginaria que estava dando um importante passo no sentido de contribuir significativamente com a busca do conceito de saúde única.

Conheça nossas soluções de controle da Salmoneloses aviárias por meio das vacinas Poulvac ST e Poulvac SE.

Autor:

M.V. Dr. Eduardo Muniz – Gerente de Serviços Técnicos e Outcomes Research | Zoetis – Aves

Eduardo Muniz

Eduardo Muniz

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!