Artigos Técnicos, Biosseguridade, Postura Comercial

A importância dos imunomoduladores e dos antígenos inativados nas vacinas.

Os principais componentes funcionais das vacinas inativadas para o estímulo de respostas imunes são as frações de patógenos das enfermidades desejadas e os imunomoduladores. Uma vez que antígenos inativados não replicam nos hospedeiros (como ocorre com as vacinas vivas), sozinhos, eles não costumam apresentar grande potencial para gerar respostas imunes elevadas e duradoras. Por esse motivo, utiliza-se de forma conjunta os imunomoduladores, que são responsáveis pela potencialização do estímulo do sistema imunológico.

Os imunomoduladores com essa função também são conhecidos como adjuvantes - palavra que deriva do latim ``adjuvare´´ e significa ajudar. Alguns adjuvantes que podem ser utilizados nas vacinas inativadas são: as soluções oleosas, o hidróxido de alumínio e a salina. Dentre os citados, sabemos que o primeiro deles destaca-se na potencialização das respostas imunes.

A importância dos imunomoduladores e dos antígenos inativados nas vacinas

https://wp.ufpel.edu.br/labvir/files/2019/11/Adjuvantes-e-Imunomoduladores.pdf

Como imunomoduladores elevam a qualidade das respostas das vacinas inativadas, algumas empresas fazem a patente das combinações de adjuvantes e antígenos inativados para que possam ter o uso exclusivo em suas vacinas.

Um bom adjuvante apresenta algumas características indispensáveis como: não ser tóxico, não induzir à autoimunidade, não ser cancerígeno e/ou mutagênico e ter a capacidade de aumentar a intensidade e a durabilidade da imunização. As vacinas inativadas são viáveis graças à potencialização gerada pelos adjuvantes que tornam possível utilizar menos antígenos inativados e obter melhor resposta imunológica.

Nas vacinas inativadas, outra parte de extrema importância, são as frações utilizadas dos patógenos. Para uma boa e ampla proteção, é essencial utilizar vírus e/ou bactérias com alta imunogenicidade, que ofereçam larga proteção entre os sorotipos de interesse de tais enfermidades.

Tendo em vista a relevância das vacinas inativadas em reprodutoras tanto para sua proteção, quanto de seus pintos, é essencial saber as diferenças entre os produtos encontrados no mercado e seus diversos resultados de imunização. As análises sorológicas nas granjas e as publicações científicas são fontes necessárias e confiáveis para embasamento dos gestores sanitários nas decisões das melhores vacinas inativadas considerando seus adjuvantes e antígenos.

Autor:

M. V. Dircélio JuniorServiços Técnicos  | Zoetis – Aves

Dircélio Júnior

Dircélio Júnior

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!