Frangos de Corte, Postura Comercial, Sanidade

A importância de vacinar o mais precocemente possível para um eficaz controle da doença de Marek

A grande vantagem técnica da vacinação IN OVO é ganhar tempo no estímulo do sistema imune. Quanto maior for a distância entre o contato com o vírus de campo e o processo de vacinação, mais completa e eficaz será a proteção. Ou seja, quanto antes vacinar contra o vírus da doença de Marek (VDM), mais preparada estará a ave para lidar com o desafio da granja. Dessa forma, ao vacinar o embrião antes do nascimento estamos ganhando um precioso tempo na corrida contra a doença. É exatamente isso que está demonstrado no gráfico: aumentando o intervalo entre a vacinação e o desafio, aumenta também o índice de proteção. Esse dado extraído de um estudo experimental com a doença de Marek, nos traz uma informação muito prática e aplicável, nos ajudando a entender e medir os benefícios da vacinação.

Essa precocidade é especialmente importante para a doença de Marek em função das características dessa enfermidade. Na sua forma infectante, o VDM associa-se aos folículos das penas, que descamam continuamente e entram em suspensão no ambiente, alojando-se em locais de difícil acesso aos desinfetantes químicos e mecânicos. 

Por se tratar de uma doença de longo curso e de natureza neoplásica, sua manifestação clínica pode ocorrer tardiamente. Não obstante, as aves enfermas podem ter sido expostas ao desafio logo no momento de seu alojamento.

É por essa razão que o vírus vacinal deve ser administrado o mais cedo possível, para que se estabeleça o estado de viremia dos antígenos vacinais associados aos linfócitos, condição imprescindível para se obter uma proteção satisfatória frente ao desafio de campo.

Conheça nossas soluções para controle da doença de Marek por meio da vacina HVT e HVT +CVI.

A importância de vacinar o mais precocemente possível para um eficaz controle da doença de Marek

Fonte: Islam et al., Avian Pathology 37(3), 225-235, 2008

Autor:

Eduardo Muniz – Médico-Veterinário | Me. | Dr. | Gerente de Serviços Técnicos e Outcomes Research | Zoetis – Aves