Biossegurança, Sanidade, SAÚDE RESPIRATÓRIA

Existe imunidade cruzada entre os diferentes subtipos de metapneumovírus aviários?

Introduzir vacinas nos programas imunoprofiláticos não é uma atividade simples, pois além dos custos envolvidos, existe uma enorme limitação na mão de obra para aplicá-las. Portanto, quanto mais simples for o programa, melhor será para a execução no dia a dia do campo. Mas, por exemplo, existe imunidade cruzada entre os diferentes subtipos de metapneumovírus aviários?

O raciocínio começa pelo fato de que existem dois tipos de vacinas vivas disponíveis no mercado brasileiro atualmente, sendo uma do subtipo A e a outra do subtipo B. E as informações à disposição até o momento indicam que os dois produtos conferem boa proteção cruzada. No entanto, diferentemente de outras doenças, como a Bronquite Infecciosa, os isolados de campo do metapneumovírus são todos agrupados em um único SOROTIPO. A distinção em diferentes SUBTIPOS não significa que eles não compartilham anticorpos aglutinantes similares.

Existe imunidade cruzada entre os diferentes subtipos de metapneumovírus aviários?

A verdade é que a classificação entre os subtipos está relacionada com variações existentes na proteína G, que é apenas um dos antígenos da superfície do envelope do vírus. Dessa forma, as vacinas feitas com qualquer um dos subtipos têm abrangência sobre os demais. Além disso, as vacinas vivas contra o metapneumovírus aviário podem ser aplicadas por spray ou mesmo por via ocular e estimulam tanto a imunidade local como a sistêmica.

Conheça nossa linha de produtos contra o “metapneumovírus aviário”

Um artigo da Dra. Jane Cook, 2000, uma das maiores especialistas no assunto, afirma claramente que há uma excelente proteção cruzada entre os subtipos A e B do mPVA para as aves vacinadas. Mas não para por aí, um outro artigo (Zande et al., 2000) informa que a proteção heteróloga induzida por vacinas com subtipo A ou B é apenas parcial em perus, tanto quando se usa vacina do subtipo A para o desafio com estirpe do subtipo B, como quando se usa vacina do subtipo para o desafio com estirpe do subtipo A. A imunidade cruzada contra o subtipo C não está demonstrada, porém, o subtipo C não foi isolado na América do Sul e no Brasil até o momento.

Autor:
Eduardo Muniz – Médico-Veterinário | Me. | Dr. | Gerente de Serviços Técnicos e Outcomes Research – Aves