Artigos Técnicos, Food Safety, Frangos de Corte, Postura Comercial, Salmonella

Reutilização da cama ajuda na luta contra a Salmonella?

A reutilização da cama é uma necessidade dentro da avicultura brasileira, principalmente em função de não haver material disponível para troca a cada lote. Além disso, o reaproveitamento ajuda no combate à Salmonella.

Para reduzir a contaminação da cama, vários métodos empregados hoje são eficazes. Entre os principais tratamentos adequados estão o uso de lona (muito eficaz para cascudinhos), uso de cal para elevação do pH e redução da atividade da água, e o amontoamento da cama, que eleva a temperatura e reduz a contaminação.

Todas se apresentam como alternativas válidas para redução da contaminação ambiental especialmente da cama. Ademais, estudos demonstram que os níveis de Salmonella reduzem à medida que a cama de aviários é reutilizada.

Reutilização da cama ajuda na luta contra a Salmonella?

Porém, esses fatores não descartam o tratamento da cama e sua substituição de tempo em tempo, já que outros microrganismos também estão presentes nesse material. Quando se faz a reutilização da cama por sucessivos lotes aplicando técnicas adequadas, é possível perceber a redução na contaminação por Salmonella.

À medida que se faz a reutilização, outras bactérias também competem e excluem as salmonellas nas granjas, porque a Salmonella tem dificuldade de competir com outros microrganismos, sendo talvez esse o seu “calcanhar de Aquiles”.

Dessa forma, a discussão sobre os procedimentos de reutilização de cama deve ser levada em conta, se mantendo como um tema extremamente pertinente à indústria avícola e, com certeza, deve fazer parte do controle integrado das Salmonelas.

Dr. Salles, Gleidson | Médico Veterinário  

Gleidson Salles

Gleidson Salles

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!