Artigos Técnicos, Biosseguridade, Frangos de Corte, Gumboro, Postura Comercial

A importância das vacinas de imunocomplexo

A aplicação das vacinas no geral é considerada essencial como ferramenta para proteger o organismo de doenças. Quando se remete às aves a premissa é a mesma. A ação das vacinas do tipo de imunocomplexo exerce o funcionamento no momento ideal no combate a doença. Em uma associação entre pesquisadores da Zoetis e do Departamento de Imunologia de Lelystad na Holanda, esse processo foi descrito e publicado em uma revista científica.

Ainda dentro do ovo, o embrião inala e ingere o líquido amniótico contendo a cepa vacinal com complexo antígeno-anticorpo. Assim, o complexo atinge pulmões e intestino. Em seguida, a vacina é transportada pelos macrófagos por meio do sistema circulatório e linfático até os órgãos linfoides.

O que ocorre neste momento, são importantes mecanismos imunológicos começando a trabalhar, com dois tipos celulares distintos do sistema imune inato: os macrófagos e as células dendríticas foliculares. Encontrando essas células, o complexo antígeno-anticorpo adere aos receptores presentes em sua superfície.

A importância das vacinas de imunocomplexo

Nos macrófagos, o complexo antígeno-anticorpo é internalizado, iniciando um ciclo de replicação contínua, e permitindo que o vírus vacinal possa evadir-se da imediata neutralização por anticorpos maternais. Nas células dendríticas foliculares, o complexo antígeno-anticorpo permanece protegido e ligado à superfície por meio de uma ligação inativa iônica (Figura 2).

Saiba mais sobre a variedade de vacinas da Zoetis

Dessa forma, a imunidade ativa irá se desenvolver no momento onde ocorrer a queda natural dos anticorpos maternais. Nesta fase, o vírus vacinal emerge dos macrófagos e escapa dos receptores das células dendríticas, não podendo mais ser impedido de infectar a Bursa de Fabricius, onde inicia a rápida replicação nos folículos linfoides.

Diante de todo esse processo, essa tecnologia ganha destaque e deve ser considerada parte importante e inteligente na proteção das aves, trabalhando no momento certo e sinergicamente à proteção materna.

Autores:
Eduardo Muniz - Médico Veterinário | Me. | Dr. | Gerente de Serviços Técnicos e Outcomes Research  – Aves 
Gleidson Salles - Médico Veterinário | Msc | Serviços Técnicos  – Aves

Eduardo Muniz

Eduardo Muniz

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!

Gleidson Salles

Gleidson Salles

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSE TEMA?

Fale com a nossa equipe técnica!