Zoetis lança novo Sumário Top100 Clarifide® com as melhores fêmeas da raça Holandesa no país

Sumário com os resultados para diferentes características foi divulgado dia 17 de agosto, na Agroleite, na cidade de Castro (PR)

A terceira edição do Sumário Top 100 Clarifide® da Raça Holandesa da Zoetis, empresa líder global em saúde animal, foi lançado no dia 17 de agosto, durante a a Agroleite, realizada na cidade de Castro (PR). A publicação apresenta as 100 melhores vacas da raça Holandesa no Brasil, considerando 11 diferentes características das todas as fêmeas genotipadas pelo Clarifide até a data de julho de 2017, em um total de mais de 38.000 animais avaliados. Os ganhadores de cada categoria foram anunciados durante o evento.

“Com o sucesso da primeira e segunda edições, a Zoetis publica o terceiro Sumário Top Clarifide para continuar orientando os criadores e o mercado brasileiro sobre as fêmeas produtoras de leite superiores geneticamente em todo o Brasil”, conta Fernando Braga, Gerente de Produto de Bovinos – Linha Leite da Zoetis.

Os aspectos analisados pela companhia foram: PTA Leite, PTA Gordura, Taxa de Prenhez das Filhas (DPR), Mérito Líquido, Total Performance Índice (TPI), PTA Proteína, Vida Produtiva, Contagem das Células Somáticas (CCS), Pontuação Final para Tipo (PTAT), Composto de Úbere (UDC) e Composto de Pernas e Pés (FLC).

Confira a lista dos vencedores:

Animal

HOUSA000057481061

Roberto Meindert Borg

Castro (PR)

PTA TAXA DE PRENHEZ DAS FILHAS (DPR)

HOUSA000057474158

Sekita Agronegócios

Rio Parnaíba (MG)

PTA CCS

HOUSA000057478021

Reinaldo de Boer

PTA TIPO

HOUSA000057499090

Breno Barbosa Costa

Serrania (MG)

COMPOSTO DE PERNAS E PÉS

HOUSA000057499596

Adriano Renato Kiers

Ponta Grossa (PR)

COMPOSTO DE ÚBERE

HOUSA000057499090

Breno Barbosa Costa

Serrania (MG)

Qualidade, produtividade e rentabilidade

O levantamento considera as avaliações USDA/CDBC (Departamento de Agricultura dos EUA/Conselho de Criadores de Gado de Leite) de julho de 2017.

“Com o sumário, reafirmamos nosso compromisso em contribuir para que o setor leiteiro cresça cada vez mais em termos de tecnologia e inovação”, afirma Cleocy Fam de Mendonça Júnior, assistente técnico de Clarifide Leite. “Os resultados obtidos com o Clarifide ajudam o produtor a conhecer os reais valores genéticos do seu rebanho e tomar decisões mais certeiras. Além disso, a genômica é uma ferramenta que tem melhorado a qualidade, a produtividade e a rentabilidade da pecuária”, explica.

Clarifide

Clarifide é uma solução da Zoetis que consiste na avaliação genética com o auxílio de marcadores moleculares que predizem de forma fácil, rápida e confiável os valores genéticos de cada animal. Normalmente são usados para identificar fêmeas jovens com maior potencial genético em diversas características. Esta avaliação com marcadores moleculares proporciona conhecimento para que as fazendas concentrem seus esforços em animais com maior mérito genético, identificando os mais adequados para tecnologias reprodutivas como sêmen sexado ou transferência de embrião e, ainda, identificando pontos negativos que podem ser melhorados nas gerações futuras através de acasalamento.  Consequentemente, Clarifide permite acelerar o ganho de produção do rebanho por meio de melhor seleção genética, orientando os criadores na seleção dos animais.