Brasil

Vacinas Vanguard® para prevenção de Coronavírus canino

Última atualização: 25/03/20, às 17:03

Além dos cuidados com a saúde das pessoas, também seguimos monitorando um possível efeito do COVID-19 em animais de companhia e de produção, por meio de nosso Centro Global para Doenças Emergentes. Até o momento, não há evidência que estes animais transmitam o vírus. Nosso centro global para doenças emergentes segue avaliando a situação.

É importante ressaltar que a situação pode mudar conforme a evolução do COVID-19, e estamos comprometidos em manter todos informados em caso de alterações relevantes.

Cuidado com Fake News

Conteúdos que associam o atual surto de Coronavírus humano (SARS-CoV-2) ao Coronavírus Entérico Canino (CCoV) são falsos e podem gerar confusão e mais pânico. Esse é o momento de sermos ainda mais responsáveis com o compartilhamento de informações sobre o vírus.

Não devemos associar os produtos veterinários à recente epidemia de COVID -19 (SARS-CoV-2), pois se trata de espécies diferentes (humanos e cães) e vírus diferentes que, apesar de pertencerem à mesma família, possuem características distintas e não possuem os mesmos hospedeiros e capacidade de provocar doença.

O atual surto de Coronavírus

O atual surto do novo Coronavírus, SARS-CoV-2 (severe acute respiratory syndrome coronavírus 2) representa um risco global à saúde pública e tem sua propagação por contato próximo de pessoa a pessoa. Já a doença causada por ele é chamada de "Doença do Coronavírus 2019" (abreviada como "COVID-19").

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que enquanto novos casos da doença continuam sendo relatados diariamente no mundo, não há evidências sugerindo um hospedeiro animal específico como reservatório de vírus, porém novas investigações estão em andamento.

 

A diferença entre os vírus

Os Coronavírus pertencem à família Coronaviridae. Nessa família, temos os gêneros Alfa e Betacoronavírus, que geralmente infectam mamíferos, enquanto os Gama e Deltacoronavírus geralmente infectam pássaros e peixes. O Coronavírus canino, que pode causar diarreia leve, e o Coronavírus felino, que pode causar peritonite infecciosa felina (PIF), são ambos Alfacoronavírus. Estes já são conhecidos há décadas e não são transmitidos aos seres humanos e não estão associados ao atual surto de Coronavírus.

 

Vacinas Vanguard® contra o Coronavírus canino 

As vacinas Vanguard®HTLP 5/CV-L (V8) e Vanguard® Plus (V10) são produtos devidamente registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de uso exclusivo pelos médicos-veterinários para aplicação apenas em cães.

A Vanguard®HTLP 5/CV-L (V8) é indicada para a prevenção de Cinomose canina, Hepatite infecciosa canina, Adenovirose respiratória, Parainfluenza canina, Parvovirose canina e Coronavirose canina. Além dessas doenças virais, a vacina também protege contra a Leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae).

A Vanguard® Plus (V10) é indicada para a prevenção de Cinomose canina, Hepatite infecciosa canina, Adenovirose respiratória, Parainfluenza canina, Parvovirose canina e Coronavirose canina). Além dessas doenças virais, a vacina também protege contra a Leptospirose (sorovares Canicola, Icterohaemorrhagiae, Pomona e Grippotyphosa).

O uso indevido dos produtos acima em quaisquer espécies fora da indicação oficial em suas bulas pode ocasionar graves reações adversas, uma vez que o produto não é destinado a outra espécie que não a canina.

As vacinas da Zoetis são indicadas apenas para aplicação em cães e contêm cepas inativadas do Coronavírus Entérico Canino (CCoV). Este vírus, apesar de pertencer à família Coronaviridae, não é relacionado ao atual vírus humano que causa a COVID-19 (SARS-CoV-2), e destina-se somente à prevenção da doença gastrointestinal causada por ele em cães. Pelo fato de o Coronavírus contido na vacina ser inativado, não existe risco de reversão de virulência, ou seja, ele não provoca sintomas em cães.

As vacinas Vanguard® Plus e Vanguard®HTLP destinam-se somente a proteger contra o Coronavírus Entérico Canino, não havendo qualquer evidência de que elas tenham algum papel na prevenção da COVID-19 em cães e muito menos em seres humanos.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida relacionada à proteção dos cães com as vacinas da Zoetis Vanguard®HTLP 5/CV-L e Vanguard® Plus. Nosso canal de atendimento é 0800-011-1919, ou adm-sac@zoetis.com