Zoetis divulga sumário com as melhores vacas Holandesas do Brasil

Publicação analisou onze características de milhares de fêmeas Holandesas em todo o País

Com mais de 120 convidados, entre centrais de sêmen, produtores e veterinários, a Zoetis, companhia global de saúde animal, lançou o Sumário Clarifide da Raça Holandesa no Agroleite 2016, que aconteceu no dia 18 de agosto na cidade de Castro (PR). Este é o primeiro sumário que divulgou as 100 melhores fêmeas da raça holandesa do Brasil para cada uma das onze características analisadas.

Entre elas estão: leite, gordura, PTA taxa de prenhez das filhas (DPR), mérito líquido, TPI, proteína, vida produtiva, CCS, tipo, composto de úbere e composto de pernas e pés.

A divulgação dos resultados das avaliações feitas pelo Clarifide permite aos produtores uma forma simples de conhecer os reais valores genéticos de seus animais, o que contribui nas tomadas de decisões das fazendas. “O melhoramento genético através do uso da genômica é um dos caminhos para levar a pecuária a aumentar a qualidade e produtividade de forma consistente, melhorando economicamente os resultados da fazenda”, explica Cleocy Júnior, Assistente Técnico Clarifide Leite.

A classificação definiu os melhores animais do Brasil para cada uma das onze características publicadas. Como exemplo, a fazenda Figueiredo ficou em primeiro lugar com a bezerra MPF 5158 JOELMA 4973 MOGUL-FIV, na avaliação de composto de pernas e pés. O animal de maior destaque da fazenda foi a bezerra MPF 5205 DASLYU 4245 SILVER, que figurou entre os 100 melhores animais em seis características: foi a 4ª em TPI, 14ª em mérito líquido, 27ª em gordura, 56ª em proteína e 22ª em pernas e pés.

“Para a Zoetis foi um grande orgulho apresentar o primeiro Sumário Clarifide da Raça Holandesa e, na entrega dos prêmios aos primeiros colocados de cada categoria, percebemos a importância deste título também para os participantes. Esperamos contribuir para o setor cada vez mais com inovação e tecnologia”, afirma Cleocy Fam de Mendonça Júnior, assistente técnico Clarifide Leite.

Confira quem são os melhores animais do Brasil para cada uma das onze categorias:

TPI

Proprietário: SEKITA AGRONEGÓCIOS Animal: SEKITA LACE GARLIC VALLEY 5207 KINGBOY-TE (HOUSA000057474141)

Mérito Líquido (NM$)

Proprietário: TRUE TYPE LTDA Animal: TRUE TYPE SUPERSIRE 11273 - FIV (HOUSA000057470982)

PTA Leite

Proprietário: SEKITA AGRONEGÓCIOS Animal: SEKITA VITYA 5030 SPEAKER (HOUSA000057473987)

PTA Gordura

Proprietário: MARCOS EPP Animal: REGIA SUPERSIRE SCHIMID TE (HOUSA000057454470)

PTA Proteína

Proprietário: SEKITA AGRONEGÓCIOS Animal: SEKITA BARTAN 5447 SILVER (HOUSA000057477517)

PTA Vida produtiva

Proprietário: TRUE TYPE LTDA Animal: TRUE TYPE WISEMAN 11269 - FIV (HOUSA000057470981)

PTA Taxa de Prenhez das Filhas (DPR)

PTA CCS

Proprietário: REINALDO DE BOER Animal: BUR JR. SECRET 2919 TE (HOUSA000057478021)

PTA Tipo

Proprietário: HIROSHI UEHARA Animal: NAHA QUIMERA DOORMAN 282 (HOUSA000057453424)

Composto de Úbere

Proprietário: BRENO BARBOSA COSTA Animal: WINEX HELOA MCCUTCHEN-FIV (HOUSA000057453806)

Composto de pernas e pés

Proprietário: LUIZ CARLOS FIGUEIREDO Animal: MPF 5158 JOELMA 4973 MOGUL-FIV (HOUSA000057477704)

Clarifide

Clarifide é uma solução da Zoetis que consiste em marcadores de DNA que predizem o potencial genético de cada animal. Normalmente são usados para identificar fêmeas jovens com maior potencial genético em várias características. Os marcadores moleculares proporcionam a oportunidade das fazendas concentrarem seus esforços em animais com maior mérito genético, identificar os mais adequados para tecnologias reprodutivas como sêmen sexado ou transferência de embrião e identificar pontos negativos que podem ser melhorados nas gerações futuras através de acasalamento.  Consequentemente, Clarifide proporciona a oportunidade de acelerar o ganho de produção do rebanho por meio de melhor seleção genética permitindo que os criadores sejam capazes de tomar decisões confiáveis na seleção dos animais.

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada a apoiar os clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos e vacinas de qualidade, além de oferecer uma linha de produtos para diagnósticos e testes genéticos, somados a uma série de serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais em mais de 100 países. Em 2015, a empresa obteve faturamento de 4,8 bilhões de dólares com cerca de 9 mil funcionários. Para mais informações, acesse zoetis.com.br.