Cuidado! Sua casa pode oferecer riscos

Você sabia que tapetes e estofados podem causar alergia? E que algumas plantas podem intoxicar o seu cãozinho? Saiba como evitar estas situações

Os cães são parte da família e, portanto, frequentam vários cômodos da casa. E, assim como o ser humano, o animal também está vulnerável a elementos presentes no ambiente, como ácaros ou substâncias contidas em produtos de limpeza.

“Os animais apresentam prurido por diversos fatores. É necessário observar a frequência com que eles se coçam e se isso está afetando a sua qualidade de vida. Balançar a cabeça repetidas vezes por dia, por exemplo, pode ser sinal de uma alergia que está causando coceira dentro da orelha. Por isso, é importante analisar o comportamento dele e levar ao médico veterinário caso perceba qualquer diferença”, explica o Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis, Alexandre Merlo.

Alergias e intoxicações são os riscos mais frequentes à saúde do cão no seu lar. Portanto, confira as dicas de Alexandre para evitá-los:

Alergias

Cozinha: pode ser um lugar perigoso se o tutor é daquelesque sempre oferecem ao animal tudo o que está comendo. Alimentos como pão, carne e derivados do leite podem causar alergias intensas no seu melhor amigo. “É sempre importante consultar um médico veterinário para que ele receite uma dieta adequada. Mas caso o cão tenha ingerido algum alimento que causou alergia, é possível que desenvolva um quadro de prurido, diarreia e até vômito. Neste caso, é necessário procurar um profissional imediatamente”.

Lavanderia: é o local onde geralmente são guardados os materiais de limpeza. “Além do perigo de o animal ingeri-los, também há cães alérgicos a determinados componentes. Por isso, ao limpar a casa, prenda-o em outro cômodo até que o produto seque totalmente”, explica Alexandre.

Sala e quartos: normalmente, é nesses cômodos que ficam tapetes, cortinas e estofados, três itens que acumulam pó e abrigam ácaros. “Assim como no ser humano, nos cães eles podem causar alergias seguidas de coceira. Por esse motivo, é importante manter sem pó os locais onde o animal transita”.

Coceira alérgica, seja devido à alimentação, produtos químicos ou ácaros, tem solução. “Recentemente, a Zoetis lançou o Apoquel: produto com um mecanismo de ação único e inovador, uma vez que age nas vias específicas de inflamação e prurido. Ele não é um corticosteroide – portanto, não tem seus efeitos colaterais –, pode ser utilizado com outras medicações e permite diagnosticar a causa da coceira sem interferir no resultado de determinados exames”, esclarece Alexandre.

Intoxicações

Quintal ou jardim: se houver plantas nesses ambientes, fique atento. Um levantamento Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Zoetis, revelou que algumas espécies como azaleia, espada-de-são-jorge, lírio-da-paz e comigo-ninguém-pode, possuem substâncias tóxicas e são causas de comuns de atendimento por intoxicação nas clínicas veterinárias. Ao serem ingeridas, eventualmente provocam alterações comportamentais e distúrbios digestórios, como vômito e diarreia.

“Em caso de vômito agudo que causa enjoo e desconforto no animal, temos no mercado um medicamento que consegue solucionar em pouco tempo esse problema de forma particularmente eficaz: o Cerenia. Em versão injetável ou em comprimidos, o produto pode ser administrado tanto pelo veterinário quanto pelo tutor, de acordo com a orientação do profissional que atendeu o animal durante a crise”.

A recomendação de Alexandre é que os tutores fiquem atentos às espécies de plantas no jardim ou quintal e que, de preferência, coloque um cercado ou algo que o impeça de ir até o local.  “Há mais de 75 plantas tóxicas para animais de estimação. Portanto, o melhor é prevenir e deixá-las fora do alcance do seu melhor amigo”.