Reunião GERAR Norte e Nordeste reúne cerca de 60 pessoas em Imperatriz (MA)

A sexta reunião do grupo contou com a participação de 23 técnicos integrantes do GERAR N/NE, além de outros convidados

A sexta reunião do GERAR CORTE 2017, realizada nos dias 14 e 15 de setembro, no Hotel Residence, em Imperatriz, no Maranhão, recebeu cerca de 60 convidados, entre técnicos integrantes do GERAR Norte e Nordeste, pecuaristas, representantes de centrais de genética, funcionários da Zoetis, entre outros.

A reunião foi aberta pelo Coordenador de Serviços Técnicos – Bovinos da Zoetis, Izaias Claro Junior. Em seguida, o médico veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos (professor Zequinha), da Unesp - Botucatu/SP, apresentou a palestra “Programas Reprodutivos em Gado de Corte: Estratégias que Permitem Melhorar a Fertilidade”, para depois comandar o tradicional  ciclo de debates em torno dos dados de IATF incluídos pelo grupo GERAR CORTE nos relatórios “Nacional” e “Regional” referentes à estação de monta 2016/2017.

O segundo dia de reunião do GERAR N/NE contou com diversas palestras, como “Interação Nutrição e Reprodução de Vacas”, ministrada por Eduardo Batista, da Cargill/Nutron. Em seguida, a médica veterinária Adriane Zart, consultora da Personal Pec (Campo Grande/MS), apresentou a palestra  “Stockmanship Nada nas Mãos – A Técnica em Ação”. Além de proporcionar o bem-estar do animal, a técnica “Nada nas Mãos” também resulta em melhorias dos índices reprodutivos e produtivos da fazenda. Confira o vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=Cm_4DkFf3JM&feature=youtu.be)
explicativo de um dos pioneiros mundiais da técnica, o brasileiro Paulo Loureiro, líder de Desenvolvimento Comercial e Inovação Global de Bovinos e Equinos da Zoetis EUA.

O médico veterinário Guilherme Pugliesi, da USP/Pirassununga, abordou o tema: “Uso da Ultrassonografia Doppler em Programas Reprodutivos”, que possibilita a aplicação do protocolo superprecoce de ressincronização. Na sequência, Fábio Frigoni, da CRV Lagoa, falou sobre o software “Líder IATF: Otimize seu Tempo e Lidere com Eficiência a Gestão Reprodutiva do Rebanho”.

Outro tema abordado no encontro foi “Pesquisa Aplicada que Permite Análise do Retorno Econômico com a Prevenção das Doenças Reprodutivas”, apresentado pelos palestrantes Izaias C. Junior e Bruno Filgueiras, da Zoetis. A médica veterinária Keile Cavalcante, do GERAR N/NE, encerrou a bateria de palestras do dia com o assunto: “Possíveis Alterações no Protocolo de IATF que Permitem Aumento ou Mantença da Fertilidade”.

No último bloco da reunião, o professor Zequinha voltou a coordenar os debates técnicos, apresentando os dados nacionais de TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo) referentes à última estação de monta.

Dados regionais – Na última estação de monta, os técnicos do GERAR Norte e Nordeste foram responsáveis pelo envio de 102.583 dados de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), mais que o dobro do número coletado na temporada anterior (50.085).  Do total de dados de IATFs enviados na última estação de monta 2016/2017, registrou-se 52.269 vacas prenhas, o que significou taxa de prenhez média de 51%.

Dados nacionais – Na última temporada, o GERAR CORTE contabilizou nacionalmente 1.027.266 de protocolos de IATF, o que representou um crescimento de 25% sobre os dados de inseminações recebidos pelo Grupo na estação de monta anterior (824.486). Considerando o número geral de inseminações em tempo fixo, a taxa de prenhez média na estação de monta 2016/2017 alcançou 51%, perfazendo um total de 524.256 vacas gestantes. Desde 2007, o GERAR CORTE acumula um banco de dados de 3.972.878 informações de IATF.

Próxima reunião – O GERAR CORTE 2017 vai promover a última reunião do ano nos dias 21 e 22 de setembro, em Belo Horizonte (MG).

Sobre o GERAR CORTE

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalham e discutem inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR.