Reunião do GERAR SP/PR destacou os caminhos para aumentar a produtividade do sistema de cria na pecuária

Quarto encontro, realizado em Pirapozinho (SP), contou com a presença de 60 pessoas

O GERAR CORTE 2017 (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) realizou em Pirapozinho (SP), nos dias 10 e 11 de agosto, o seu quarto encontro deste ano, reunindo 60 pessoas, entre técnicos, palestrantes e outros convidados.

O consultor Cássio Rodrigues, da Exagro, abriu o “Módulo 1” com o tema “Estratégias Reprodutivas e Produtivas que Potencializam a Rentabilidade da Cria em 2017”. Cássio propõe como uma das soluções para o atual ciclo de baixa de preços da atividade de cria investir no aumento de produção de arrobas, descartando vacas já adultas da fazenda e optando pela recria de fêmeas jovens que normalmente seriam negociadas no mercado imediatamente após a desmama, juntamente com os lotes de bezerros machos.

Dando continuidade ao tema, o médico veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, o professor Zequinha, da FMVZ-UNESP de Botucatu (SP), apresentou a palestra “Estratégias Reprodutivas para Alcançar os Objetivos da Cria Produtiva”. Em seguida, Cássio e Zequinha iniciaram um debate técnico em torno do mesmo assunto, a partir de questionamentos levantados pelos participantes.

“As discussões foram excelentes e apontaram alguns caminhos para aumentar a produtividade do sistema de cria, tais como a importância de se trabalhar com uma estação de monta curta, o que permite o nascimento dos bezerros no momento mais adequado”, relata Gabriela Perez, Assistente Técnica de Bovinos da Zoetis no Estado de São Paulo e uma das responsáveis pela organização do GERAR SP/PR.

O primeiro dia do evento terminou com as habituais discussões técnicas coordenadas pelo professor Zequinha e apoiadas pelos relatórios nacional e regional (GERAR SP/PR) de dados de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) referentes à estação de monta 2016/2017.

+ de 1 milhão de dados – Na estação passada, o GERAR nacional contabilizou 1.027.266 protocolos de IATF, um crescimento de 25% sobre os dados recebidos na estação de monta anterior (824.486). Considerando o número geral de inseminações em tempo fixo, a taxa de prenhez média na estação de monta 2016/2017 alcançou 51%, com um total de 524.256 vacas gestantes. Desde 2007, o GERAR CORTE acumula um banco de dados de 3.972.878 informações de IATF.

Dados regionais – O Grupo GERAR SP/PR enviou um total de 85.011 dados de IATF da última estação de monta, o que representou aumento de 5,5% sobre os dados gerados na temporada anterior (80.646). Do total de sincronizações, registrou-se 40.283 gestações, resultando numa taxa média de prenhez à primeira IATF de 47,4%.

Outras palestras – No “Módulo 2” foram discutidos temas como: Coleta de Dados, Análise de Mercado e Tecnologias Aplicadas à Reprodução de Bovinos de Corte.

Fábio Frigoni, da central CRV Lagoa, foi o primeiro a abrir o ciclo de apresentações, com o tema “Líder IATF: Otimize seu Tempo e Lidere com Eficiência a Gestão Reprodutiva do Rebanho”. Na sequência, Renata Fernandes, da Zoetis, apresentou a palestra “Mercado do Agronegócio: Cenário Atual e Expectativas para o Futuro”. Logo depois, Daniel Biluca, também da Zoetis, abordou o assunto “Como o Clarifide Nelore Pode Apoiar e Complementar os Serviços Prestados”. Guilherme Pugliesi, da USP/Pirassununga, apresentou o tema “Uso da Ultrassonografia Doppler em Programas Reprodutivos”. Em seguida, Fábio Bim, técnico do GERAR SP/PR abordou o assunto “Efeito da Suplementação de Progesterona na Taxa de Prenhez e na Ressincronização de Receptoras de Embriões”.

Os resultados de TETF da estação de monta 2016/2017 foram retomados no final pelo professor Zequinha. No total, o GERAR nacional registrou o envio de 19.276 protocolos de TETF na última estação, número um pouco abaixo do registrado na temporada 2015/2016 (19.558). A taxa nacional de prenhez em TETF na estação 2016/17 ficou em 40,3%, com 7.769 vacas prenhas. O GERAR SP/PR foi responsável por 5.574 sincronizações em TETF, com taxa de prenhez de 40,5% (2.259 matrizes gestantes).

Próximas reuniões – O GERAR CORTE 2017 volta a promover reunião nos dias 14 a 15 de setembro, em Imperatriz (MA); e 21 a 22 de setembro, em Belo Horizonte (MG).

Sobre o GERAR CORTE

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalham e discutem inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR.