Produtores de Minas Gerais conquistam o 1º lugar em 5 das 11 categorias das melhores fêmeas da raça Holandesa do país, revela Zoetis

Segunda edição do Sumário Top100 Clarifide® Holandês anuncia as

melhores fêmeas do Brasil

Produtores de Minas Gerais ficam em primeiro lugar em cinco das onze categorias do Sumário Top100 Clarifide® Holandês da Zoetis, empresa global de saúde animal. Eles foram premiados durante o lançamento da publicação em 23 de março, em Uberlândia (MG), durante o Curso Novos Enfoques.

O sumário, em sua segunda edição, apresenta as cem melhores fêmeas da raça Holandesa no Brasil, para onze características de grande importância para a lucratividade da atividade leiteira, analisadas pelo Clarifide®, serviço de avaliação genética da Zoetis.

Os vencedores de Minas Gerais são:

Animal

Produtor

Município

NM$

SEKITA LONAC 6107 MONTROSS-TE

PTA LEITE

SEKITA OVID 6302 MONTROSS-FIV

Rio Parnaíba

PTA TAXA DE PRENHEZ DAS FILHAS (DPR)

SEKITA ARAB 5224 HALOGEN

COMPOSTO DE PERNAS E PÉS

SEKITA BETTLES 5377 KINGBOY-FIV

COMPOSTO DE ÚBERE

WINEX HELOA MCCUTCHEN-FIV

Breno Barbosa Costa

Serrania

A Sekita Agronegócios se destaca por vencer em mais categorias do que no levantamento do ano passado. O grupo ocupa o primeiro lugar em quatro categorias: NM$, PTA Leite, Taxa de Prenhez das Filhas e Composto de Pernas e Pés. Em 2016, seus animais lideraram em três: TPI, PTA Leite e PTA Proteína.

Qualidade, produtividade e rentabilidade

O levantamento leva em consideração as avaliações USDA/CDBC (Departamento de Agricultura dos EUA/Conselho de Criadores de Gado de Leite) de janeiro deste ano, com mais de 30 mil fêmeas holandesas avaliadas pelo Clarifide ® no Brasil, distribuídas em aproximadamente 700 rebanhos.

“Com o sumário, reafirmamos nosso compromisso em contribuir para que o setor cresça cada vez mais em termos de tecnologia e inovação”, afirma Cleocy Fam de Mendonça Júnior, assistente técnico de Genética Leite.

Os resultados obtidos com o Clarifide® ajudam o produtor a conhecer os reais valores genéticos do seu rebanho e tomar decisões mais certeiras. “Além disso, a genômica é uma ferramenta que tem melhorado a qualidade, a produtividade e a rentabilidade da pecuária”, explica Cleocy Júnior.

Os demais vencedores do Sumário Top100 Clarifide® Holandês da Zoetis 2017 são:

Animal

Hiroshi Uehara

Itapetininga (SP)

Clarifide®

Clarifide® é uma solução da Zoetis que consiste na avaliação genética com o auxílio de marcadores moleculares que predizem de forma fácil, rápida e confiável os valores genéticos de cada animal. Normalmente são usados para identificar fêmeas jovens com maior potencial genético em várias características. Esta avaliação com marcadores moleculares proporciona conhecimento para que as fazendas concentrem seus esforços em animais com maior mérito genético, identificando os mais adequados para tecnologias reprodutivas como sêmen sexado ou transferência de embrião e, ainda, identificando pontos negativos que podem ser melhorados nas gerações futuras através de acasalamento.  Consequentemente, Clarifide permite acelerar o ganho de produção do rebanho por meio de melhor seleção genética, orientando os criadores na seleção dos animais.