Brasil

Primeira dose do Controle Estratégico de Verminoses 5-8-11 da Zoetis ocorre em maio

O programa preconiza a vermifugação do rebanho em meses estratégicos; meta é proteger os animais e elevar a produtividade do rebanho.

O mês de maio é o período ideal para iniciar a vermifugação dos bois no país. Considerada uma das grandes vilãs das fazendas, a verminose evolui silenciosamente, causando retardo no crescimento dos animais, queda nos resultados da propriedade e diminuição da performance do rebanho.

 

Com o objetivo de reduzir esses problemas, a Zoetis, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, criou o Controle Estratégico 5-8-11, que ajuda a manter o gado longe das verminoses e permite ao pecuarista produzir mais arroba por hectare se comparado ao manejo tradicional.

 

“A inovação consiste em utilizar uma combinação de produtos eficazes em meses estratégicos – maio, agosto e novembro. A prevenção é o foco do controle, a fim de proteger o rebanho e permitir o aumento da produtividade dos animais”, explica Pablo Paiva, Gerente de Produto da Linha de Antiparasitários e Vacinas Clostridiais para a Unidade de Negócios Bovinos da Zoetis.

 

Os parasitas causam problemas aos rebanhos e isso impacta o ganho de peso, o que por sua vez pode implicar em queda da lucratividade. Com o controle estratégico 5-8-11, a relação custo-benefício entre o investimento em prevenção e o que se obtém com ganho de peso adicional é altamente favorável – a diferença de @/ha pode chegar a mais de 30% se comparado ao manejo tradicional.

 

“Além disso, implantar o programa tem baixo impacto nas atividades dos pecuaristas, por aproveitar o manejo que já é feito em maio e novembro para aftosa. Com as aplicações nestes meses e em agosto, é possível produzir 1,7 @/ha a mais”, conta Pablo Paiva.

 

Devido a suas características, princípio ativo e formulação, o Treo ACE foi escolhido para aplicação no mês de maio (5), assegurando um tratamento eficaz e uma proteção efetiva dos animais por um período de tempo prolongado, ou seja, até o mês de agosto (8). Para esta segunda vermifugação, o Cydectin foi selecionado graças a sua alta eficácia e molécula única, fundamental para a eliminação dos parasitos. A reaplicação do Treo ACE em novembro (11), última fase do tratamento, permite a manutenção da proteção contra os vermes até que a disponibilidade de pasto melhore e os animais se recuperem do período seco.

 

O Treo Ace é um endectocida de alta concentração, eficácia e ação. O produto foi desenvolvido para o rebanho brasileiro e representa uma evolução entre os endectocidas, combatendo parasitas internos e externos que prejudicam o desempenho dos bovinos. O produto possui alta margem de segurança para animais jovens, adultos e em reprodução.

 

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2017, obteve faturamento de US$ 5,3 bilhões de dólares. Para mais informações, acesse www.zoetis.com.br.

 

 

Atendimento ao consumidor Zoetis: 0800 011 19 19