Zoetis lança Inforce 3, vacina que protege o gado contra pneumonia com apenas uma dose

Novidade no mercado brasileiro, Inforce 3 proporciona proteção rápida e superior contra doenças respiratórias em bovinos de leite e de corte

A Zoetis, companhia global de saúde animal, lança a primeira e única vacina no mercado aplicada de forma intranasal que protege o gado contra doenças respiratórias causadas por vírus sincicial bovino (BRSV), rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR) e parainfluenza (PI3).

Trata-se da Inforce 3, vacina que protege desde bezerros até animais adultos com apenas uma dose.

“A Inforce 3 pode ser aplicada em bezerros a partir do 1º dia de vida. Isso é possível porque os anticorpos adquiridos via colostro não interferem na imunidade ativada pela vacina. Outro diferencial é a rapidez da ação – após a vacinação, o sistema imune do animal é ativado em poucas horas para combater os principais agentes virais relacionados à pneumonia”, explica Ocilon Filho, gerente de produtos da Zoetis. “É uma inovação que a Zoetis tem orgulho em trazer para o Brasil.”

Causado por diversos agentes infecciosos virais e bacterianos, o complexo da doença respiratória dos bovinos (DRB) apresenta maior incidência nas primeiras semanas de confinamento, sendo a enfermidade de maior importância nesse sistema de produção. Em gado leiteiro, é uma das principais causas de mortalidade, principalmente nas fases iniciais de vida.

“Os micro-organismos que desencadeiam a DRB estão presentes em todos os sistemas produtivos e em todos os rebanhos bovinos, sejam leiteiros ou de corte. A causa primária da DRB são infecções virais que, com frequência, são acompanhadas por infecções bacterianas secundárias. Devido à presença constante e permanente desses micro-organismos nos rebanhos bovinos não há como erradicar esses patógenos”, comenta Amauri Alfieri, professor da Universidade Estadual de Londrina.

Nos estudos de eficácia do produto, menos de 6% dos animais vacinados com Inforce 3 desenvolveram doença após a inoculação viral. Já em animais não vacinados, 100% ficaram doentes.

Além disso, nos estudos feitos pela companhia, também foi constatado que a vacinação com o produto reduziu significativamente a quantidade de lesões pulmonares causadas pelo BRSV. “Esses dados mostram que a Inforce 3 preveniu pneumonias clínicas e subclínicas. Na prática, isso se traduz em maior desempenho e menor custo com tratamentos, redução da utilização de mão de obra, menor chance de infecção bacteriana oportunista e menos mortes”, explica Ocilon.

Na composição da Inforce 3 há dois importantes patógenos virais para o trato respiratório superior bovino: herpesvírus bovino 1 (BoHV-1) e o parainfluenza 3 (PI3). A vacina inclui ainda o vírus respiratório sincicial bovino (BRSV), que é o vírus mais patogênico do trato respiratório de bovinos e que também compromete o trato respiratório inferior, ocasionando pneumonias.

“A Inforce 3 representa uma ferramenta adicional de grande relevância e de extensas potencialidades para auxiliar na redução das consequências deletérias da DRB, que é um dos problemas sanitários mais impactantes na criação de bezerras leiteiras e de bovinos em confinamento. Vale destacar que a composição e a forma de apresentação dos antígenos virais presentes na Inforce 3, ou seja a vacinação intranasal em bovinos com vírus atenuados, até então inédita no Brasil, já é muito difundida na bovinocultura de países do Hemisfério Norte”, finaliza o professor da Universidade Estadual de Londrina.

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada a apoiar os clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos e vacinas de qualidade, além de oferecer uma linha de produtos para diagnósticos e testes genéticos, somados a uma série de serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais em mais de 100 países. Em 2015, a empresa obteve faturamento de 4,8 bilhões de dólares com cerca de 9 mil funcionários. Para mais informações, acesse zoetis.com.br.